terça-feira, janeiro 28, 2003

AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO

PIRÂMIDES DO EGITO
Sepulturas dos faraós construídas há mais de 40 séculos na Planície de Gizé, a 15 km do Cairo, capital do Egito. As mais célebres são as de Quéfren com 136,5m., Miquerinos com
66m e Quéops com 137,2m. Nesta última trabalharam cerca de 100 homens durante 20 anos.
VER FIGURA

JARDINS SUSPENSOS DA BABILÔNIA
Construídos por Nabucodonosor em 605 a.C. em homenagem a sua mulher, Amitis, no sul do Iraque. Eram seis montes artificiais com terraços arborizado, apoiados em colunas de 25 m a 100 m de altura, aos quais se chegava por uma escada de mármore. A data de destruição é desconhecida.
VER FIGURA

ESTÁTUA DE ZEUS
Figura central, em torno de 15 m de altura, do Templo de Olímpia, na Grécia, esculpida por Fídias (447 a.C. ) em marfim e ébano. Destruída por incêndio em 475 d.C.
VER FIGURA

COLOSSO DE RODES
Estátua de Apolo ( 32 m de altura ) esculpida em bronze por Chares (280 a.C. ) no acesso à Ilha de Rodes, no Mediterrâneo. Destruída por terremoto em 224 a.C.
VER FIGURA

TÚMULO DO REI MAUSOLO
Construído em mármore por Artemísia, viúva de Mausolo, em Halicarnasso, Cária, hoje Turquia. Com 50 m de altura, terminava por uma pirâmide de 24 degraus, com uma carruagem puxada por quatro cavalos no topo. Dentro, havia escultura e estátuas. Destruído por terremoto entre os séculos XI e XV. Seus restos estão no Museu Britânico, em Londres, e em Bodrum, na Turquia.
VER FIGURA

TEMPLO DE ÁRTEMIS ( DIANA )
Erguido por Creso, rei da Lídia (450 a.C. ), em Éfaso, na atual Turquia, em honra à deusa dos bosques. Media 138 m por 71,5 m, com colunas de 19,5 m. Famoso pela obras de arte, entre elas a escultura de Ártemis em ébano, ouro, prata e pedra preta. Incendiado por uma maníaco. Reconstruído em 356 a.C. foi arrasado pedos godos. Algumas esculturas estão no Museu Britânico.
VER FIGURA

FAROL DE ALEXANDRIA
Em 280 a.C. o faraó Ptolomeu II. Mandou construir o farol de 134 m de altura, de mármore. Centenas de homens mantinham acesa uma chama no topo. Mecanismos registravam a direção dos ventos e as horas. Destruído por terremoto em 1302. Em 1995, arqueólogos retiraram do fundo do Mediterrâneo estátuas que podem ter pertencido ao farol.
VER FIGURA


Sem comentários: