terça-feira, setembro 16, 2003

16.09.03 - Terça

Parte 2 - Outra Polêmica!!

Fiquei um pouco decepcionada hj com o q disse meu professor d biologia, Álvaro. Ainda tenho q pensar mais no assunto... parece fazer sentido mas... o mundo é mais q isso... há uma razão para as coisas existirem!!
Ele falou q acha um absurdo gastar-se tanto dinheiro para preservação da baleia ou do mico-leão-dourado quando todo esse dinheiro poderia ser investido na construção de escolas e hospitais, por exemplo.
Mas foi o q eu disse... enquanto ainda existir governos corruptos, toda essa remessa a mais d dinheiro q viria desse redirecionamento d investimento para as escolas e hospitais continuaria não sendo suficiente!! Tais governos, com certeza, dariam um jeitinho d arranjar um belo jeito d gastar tudo o q teria custado a vida dos animais q entrariam em extinção por falta d proteção!! Dinheiro é fácil d gastar porque o mundo capitalista é caro!! Tudo tem um preço, inclusive pessoas, embora nem todas!!

Olha que dilema! Proteger os animais em extinção (os q não fariam falta para o ecossistema terrestre) que têm todo direito de estar no mundo tanto quanto nós, q já cansamos d tira-los d seus habitats naturais e destruirmos tb todo modo d vida deles em prol, por exemplo, d árvores q fossem necessária a produção de papel ou coisas semelhantes; ou matar a fome daquele q t estende a mão e implora uma esmola pela família com fome?
A fome é uma das formas d agressão mais fortes q se pode sofrer! É uma tortura nada sutil... Tem vezes q dormir pra mim é difícil porque o travesseiro é mt alto e teve dias q eu dormi sem ter como reclamar d nada q tinha na minha vida porque na calçada da minha casa tinha uma família que se "arranjava mt bem" no gramado e no asfalto próximo ao meu portão tendo por telhado o inalcançável céu!

Se fôssemos mesmo uma raça digna do mundo q temos nas mãos pode'riamos mt bem fazer com q a pobreza não fosse significado d sofrimento tanto para nós mesmos quanto para outras espécies.
Talvez eu deva virar punk (o chato é q eles são rebeldes q não apresentam uma solução, só reclamam do problema aí tb é fácil!!) porque o capitalismo é mt cruel...
Se o lucro tivesse um significado justo como cada um ter o suficiente pra todo mundo viver bem, seria impossível faltar algo pra qualquer de nós porque o mundo é mt rico em alimento e matéria-prima (desde q não nos prendamos a usar só as não renováveis).

Uma questão boa para se falar aqui mt bem lembrada pela minha mãe, q sempre q estudava sobre nutrição entrava no assunto sobre fome. E através dentro do assunto fome era questionado o destino da maior parte dos investimentos, de modo geral, e chegava-se ao verdadeiro e grande culpado: armamento militar!!

Era só perdermos a noção doentia de fronteiras nacionais e realizarmos as trocas (um país supri outro no q fizesse falta e vice-versa)q gerassem o equilíbrio entre os países e, sendo assim, teríamos acabado com o conceito de "mais forte". Acabado com tal conceito não se teria a necessidade (incentivada pela falta d civilidade) desse tipo d investimento mais do q trilhonário em armamentos pois não se teria motivo para atacar outro país uma vez q mais terra e novos mercados não fariam diferença suficiente pra compensar os gastos.

Ou seja, a solução é a paz! E pra se chegar nela, é tudo uma questão de civilidade e q todos passemos a ter cada vez mais consciência da situação não só mundial como tb universal (eu Não acredito q estamos "sozinhos"!!hehe... "a verdade está lá fora")e paremos d ser individualistas! É fácil dar quando se tem muito... e a real solidariedade é dar qualquer coisa do q se tem quando alguém precisa.
Eu estou pensando na minha parte, no q fazer por isso. Já tenho uma idéia...

Bom... quanto a investir na extinção porque parece mais justo com a nossa própria espécie eu Não sei... não parece justo realmente. Deus ou a natureza não nos fez aqui só com o que precisávamos ter e nos deu a razão para inventarmos modos inteligente d nos salvar a custas d outras espécies. Vamos criar mitos, só isso, pois a onça pintada um dia poderá ter posta em dúvida sua existência se algum grande incêndio queimar um papel importante ou um vírus destruir um arquivo significativo para sua comprovação.

Só q eu tb não sei como ser justo em um mundo onde a gente vê claramente o fim d qualquer policial q tenha tentado contar alguma grande verdade sobre os verdadeiros homens do "poder". Aqueles q a gente nào vê... não com os olhos q ele merecem ser vistos! Será q vai ter q morrer mt mais gente até o nosso conceito de "poder" começar a representar algo bom?

Não estou confusa... só me sinto um grãozinho,... mas mt importante, q já deveria ter começado a se informar melhor pra lutar com mais força quando o mundo estiver pronto para reconhecê-lo como adulto. Sinto q ainda não tenho verdadeira razão do q posso realizar... isso gera medo d manipulação!!

Vou ficando por aqui...

SuNamastê
X.

Sem comentários: