quarta-feira, fevereiro 18, 2004

17.02.04 - Terça - Casa dos Avós - Parte III


Voltando à casa da minha avó propriamente dita, Eu fui para o quarto ao lado do dela e continuei lendo "Menino do Dedo Verde" (**q tem um final lindinho**). A 00:50 ouço a maior barulhada do lado da fora da casa: é o caminhão de lixo (diferente daquela bodega q passa aqui na minha rua apenas recolhendo o lixo) !!!!!!!!! Fiquei na janela pra ver primeiro o q acontecia lá fora e depois pra ver se recebia um tchauzinho dos lixeiros mas ninguém olhou pra cima!!hehehe
Sempre q minha avó recomeçava a gemer, eu voltava para o quarto dela pra saber se ela tinha acordado e precisava d alguma coisa.


...Ela acordava quase d 10 em 10 minutos!! Eu dormi só 1 ou 2h no máximo!! Depois fiquei nessa d acordar toda hora... na hora não foi tão difícil mas esse tipo d sono cortado transforma a gente num morcego: estava chato encarar a luz do dia!!


"Minha avó"


As vezes o q tirava o meu cérebro do lugar era aquela latinha d lixo verde clara do lado da cama dela... tem uma estampa infantil com uma borboleta vermelha, uma cobrinha verde e um golfinho azul... Aquela cena, dentre tantas, é forte... a gente começa a lembrar q a pessoa foi criança e devido a tantos passos errados acabou caindo na vida q ela tem, ”teve”.
Meu avô já tinha me dito q nunca a amou. O jeito q ele olha pra ela hoje em dia... q droga! Q DROGA!



Eu sei q não é fácil ver como ela se entregou sem lutar ou parar d fumar mas adianta lançar aqueles olhares pra quem está descobrindo o q é estar além do chão? Eu controlava aquela irritação q surgia bem dentro, no centro mais importante d mim, quando ele olhava pra ela ao falar qualquer coisa e ela ainda se esforçava pra levantar os olhos e achar aquele olhar!! Eu a defendi mesmo... não com unhas ou dentes mas com o essencial porque eu sei q meu avô também é outra pessoa q não é feliz. Eu tenho me dominado pra não criar ressentimentos em relação a ele mas ele... não me dá vontade nem d escrever o jeito dele!

Eu sempre chamei minha avó de "vóvi". Em nenhum momento eu a chamei assim na casa dela. Não sei se era por combinar menos ainda com a pessoa q ela é agora ou se era por medo dela não entende quem era “vóvi”. Mas ela ainda sorri a qualquer momento q eu sorria pra ela. Os outros da família a chamavam d “manhosa”. Minha irmã a chamava d um monte d coisa... Eu sei q o meu termo pra me referir a ela e meio bobo mas toda relação d carinho tem dessas coisas!! Namorados, pais e filhos, avós e netos...

Morro d culpa por não ter orgulho d nenhum dos 3. Morro d culpa por não querer q tratassem minha avó mal e morro mais ainda d culpa por não conseguir estar lá muitas vezes por opção. O clima lá é d aniquilar as esperanças... pessoas sem perspectivas... nada d muito legal pra fazer... mas eu tb fui egoísta e quem sou eu quando sou assim? Medo d me conhecer nesse estado. Eu queria conseguir abrir mais Mão d mim. Agora me explica: como é q minha avó se negou quando lúcida (e, debilitada, ainda se nega) a vir morar conosco (eu, mana sha e minha mãe)? Sua mente conservadora não deve deixar q a dona d casa abandone sua casa. Ai meu Deus! O q fazer se, no final das contas, nenhum dos 3 q moram naquela casa tem razão? Nem meu avô, nem minha avó e nem meu tio?

Meu amor por eles é doente e ético. Sem dúvida abraça mais a minha avó.


Meu amor mais puro é o q tenho pela minha mãe. Ela quase nunca me magoa e nem sua vida me agride. Ela não só é linda como é inteligente!! Mesmo tendo quase 44 anos, ainda é possível q eu perca um namorado pra ela!! Horrível, né?? Hehehe tb acho!!



A morte não é má. É o sinal d missão cumprida. O problema é q ela tem q ser BEM cumprida. Talvez minha vóvi esteja em estado tão mal devido ao remédio. Mas quando boa ela já falou tantas vezes q queria morrer q ela, nesse estado, só deve deixar fazer sentido essa idéia dentro dela d tão encarnada em seu instinto! Algo realmente impregnado!! E eu acabo torcendo por ela do jeito dela... só queria q ela tivesse uma morte d uma forma q fosse melhor. Isso faz sentido SIM! Sim pra mim...

Eu sinto carinho por ela. Mas nunca fomos disso. Mas eu tratei d mima-la bastante agora q acordei mais pra essa distância física q eu reparava pouco então resolvia pouco.



Bom... teve uma parte da tarde em q eu não agüentei e acabei dormindo do lado dela no quarto dela!! Ela me chamou e eu não acordei! Então meu avô é q foi ajudá-la. Claaaaaaaro q ele foi falar pra minha Mãe quando ela foi me buscar (às 20h, e deixar minha irmã, erica só foi d extra mesmo mas voltou pra Serô com a gente) q eu ainda era mt criança pra tomar conta d alguém. Mas minha mãe disse q ele falou isso numa boa. Meu tio me defendeu e tal... olha q bom fruto!! J

Antes disso ainda tive um minutinho d conversa com o meu tio enquanto minha avó tomava banho, eu acho. Como já era uma segunda vez q conversávamos e ele já falava mais inclusive, eu fui lá e fiz um carinho super natural nele!! Vitória!!!hehehe... Era só disso q eu estava falando. Mostrei consideração por ele e ele viu. Já meu avô raramente vê (se é q vê) esse tipo d coisa!! To chateada com ele... tenho q reverter essa situação.

Finalmente minha mãe (e meu tio) driblou os argumentos furados do meu avô e vai botar alguém pra cuidar da minha avó na casa deles. Fico mais tranqüila! Se não fosse eu, jamais descobririam q minha vóvi estava com a temperatura alterada porque nem tocavam nela! Nem sabem informar direito q remédios ela já tomou... eu passei a anotar tudo num caderninho qualquer q achei por lá!!

Erica!!


Antes d irmos pra casa ainda levamos Erica para o alojamento e o amigo da minha mãe q veio d carona, até o carro dele.

Pensei tantas coisas q deveria ter anotado pra escrever aqui!! Mas agora esqueci... queria pôr mais sensações e menos história... Mas tb não queria fazer drama porque essa história daria um prato cheio!! E tb não quero ficar chorando...

Bjo* vó... durma como quiser!! Deus te abençoe...

Sem comentários: