quarta-feira, julho 23, 2003

Bom...
Fui a um blog q acredito ser Muito Legal e encontrei uma interpretação da música "Morango do Nordeste" que eu gostei tanto de ter entendido, q pedi permissão a dono do blog pra copiar o post inteiro!!!hehehe....

Li várias coisinhas e achei q valeu a pena mesmo ter ido lá!!

Aqui vai a música q eu nunca tinha parado pra entender tanto quanto entendi agora (mas q tb não entenderia sozinha, pra falar a verdade!!!!):


"Quarta-feira, Junho 18, 2003

Morango do Nordeste


(obs: Post reeditado para melhor compreensão - e também por que a primeira versão não estava bem escrita :Þ Mas o sentido não foi em nada alterado)

Acontece que eu visitei a Funny e ela falava sobre a incoerência da letra da música Morango do Nordeste e pedia ajuda para esclarecer essa dúvida que lhe "tira o sono há anos". Acontece que eu gosto muito dessa música, considero-a uma das obras-primas do lirismo tupiniquim e não vejo dificuldades de entendê-la. Mas a maioria das pessoas não conseguem ver nela senão um nonsense, incompreensível mesmo. Nada disso. É de uma simplicidade e de uma meiguice impressionante. Vejamos a letra (a que não foi deturpada pelo Karametade)


Estava tão tristonho quando ela apareceu
teus olhos, que fascínio, logo estremeceu
Os meus amigos falam que eu sou demais
mas é somente ela que me satisfaz
É somente ela que me satisfaz
É somente ela que me satisfaz
Você só colheu o que você plantou
Por isso é que vos falam que eu sou um sonhador
Me diz o que ela significa pra mim
se ela é um morango aqui do nordeste
Tú sabes, não existe sou cabra da peste
apesar de colher as batatas da terra
com essa mulher eu vou até pra guerra

Ai, é amor
Ai ai ai é amor
é amor


Bem, o início é óbvio. Ela apareceu com seus olhos maravilhosos e tudo estremeceu. Tem uma música (I´D LOVE YOU TO WANT ME- LOBO) que acontece quase a mesma coisa: "When I saw youn stand there I about fell off my chair". Isso é comum acontecer com quem está apaixonado. Tremedeira. Simples assim.

Os meus amigos falam que eu sou demais. Como podem ver mais adiante, isso é uma observação dando conta de que - segundo os amigos do cantor - o nosso herói estaria pretendendo uma mulher que estaria muito além do que deveria ou poderia pretender. Mas, o que ele haveria de fazer se "é somente ela que o satisfaz?" É somente ela que o satisfaz e pronto!

Agora a parte mais lírica, bela e poética da letra. Como normalmente só se colhe o que se planta ("você só colheu o que você plantou"), falam para o amigo do cantor que ele - o cantor - é um sonhador ao achar que irá conquistar aquela mulher tão bela, pois ela estaria muito além de seus padrões e de suas possibilidades, ou seja, PARA AS PESSOAS ELE ESTARIA QUERENDO COLHER MORANGOS AO PLANTAR BATATAS. É o que o autor usa para comparação: um morango no nordeste ("me diz o que ela significa pra mim/ se ela é um morango aqui do Nordeste"). Como sabemos, morango é uma fruta de clima temperado, não tropical, muito menos do clima semi-árido do sertão. Isso não existe lá! E nosso cantor apaixonado sabe disso, pois é um cabra da peste, isto é, nasceu e viveu lá, PORÉM, mesmo sabendo, mesmo tendo só colhido batatas na vida, e não morangos ("apesar de colher as batatas da terra"), ele está DISPOSTO A CONQUISTÁ-LA: por aquela mulher ele iria até à guerra.

E qual a razão de toda essa disposição, dessa vontade, desse desejo?


Ai, é o amor
Ai ai ai é o amor
é o amor


Simples, não? Eu achei demais na letra dessa música a metáfora utilizando as batatas da terra para representar a simplicidade, o modo de vida e as raízes do cantor (batata é um tubérculo, raíz) contrapondo ao morango, uma fruta nobre, exótica, para representar o objeto de seu desejo, a garota dos olhos fascinantes, de beleza também exótica, vinda provavelmente de um região distante de onde ele mora, mais civilizada, menos rude. Achei maravilhosa a letra dessa música. Poucas são tão poéticas e sutis quanto ela. "


Olha só o q essa criaturinha interessante ainda escreveu:

""É melhor um post que não presta
do que uma peste que não posta."


Eu ri muito!!
Vá vc também ao Blog.Kálido!!!!!

SuNamastê
X.

Sem comentários: