segunda-feira, novembro 24, 2003

Igreja

Sei q o filme Stigmata é um espetáculo e me faz questionar outra coisa: por que Igrejas fenomenais? Como fomos deixar isso acontecer com o dinheiro q poderia estar cuidando d tantos? O primeiro q se julgou dono d algo na humanidade deve ter se imposto pela força pois é assim q os animais, supostos menos inteligentes q nós, resolviam seus problemas. Será q nunca houve no passado um meio mais fácil d mudar isso? Hoje eu convivo com a idéia d não desistir d deter investimentos absurdos como esse (pra quando eu puder fazer alguma coisa mais efetiva pelos da minha espécie eu já ter essa idéia mais amadurecida) mas "o sistema" opressor do qual fazemos parte está muito mais consolidado, sem dúvida, e difícil d ser boicotado.

Sem ser grande estudiosa ou muito dedicada, tento dar atenção a qualquer coisa q possa me acordar e no filme citado eles diziam algo parecido com Deus não querer templos ou imagens q levassem até ele, querendo q a fé fosse cultivada em cada um, em qualquer lugar. É evidente q a população antigamente era muito mais oprimida e coisas como essas eram omitidas dela, d forma q ela talvez fosse levada a achar natural (ou obrigada a aceitar) a construção d uma igreja q exigia investimentos astronômicos e, assim, a maior parte dessas igrejas devem ser todas daquela época. Época em q os gênios q, por acaso, tivessem se proposto a tentar mudar o "sistema", fossem calados com o fim de suas vidas, situação Não tão diferente da q acontece atualmente, mas q tem repercussão e reação muito mais forte, sem dúvida.

Até onde entendi, baseado em contato com pessoas d igreja ou com o q ouço no rádio, não é posto na cabeça das pessoas q ir a igreja é uma opção. O q eu ouço é q a igreja é completamente necessária pra alguém dizer q está cumprindo os seus deveres com Deus. Quando ouvi isso achei tão, MAS TÃO, absurdo!!! Por exemplo, no rádio, teve uma vez q eu resolvi ouvir uma conversa entre uma mulher e o locutor. Ela dizia q orava (ou rezava, Não sei) muito bem em casa e q tinha fé inabalável e o locutor afirmou pra ela "mas vc sabe q isso Não é bom, certo? Vc não pode se afastar da igreja". E tem uma mulher com quem tenho contato diário q vive dizendo q milhares d coisas q minha Mãe faz é coisa do demônio porque "isso" ou "aquilo" foi dito na igreja dela!! Falam mal da teosofia, do budismo, da Ordem Rosa Cruz (da qual já fiz parte quando era pequena).... sem nenhum conhecimento d causa!! E', o pior, lançam livros!!! Q absurdo lançarem livros sem terem se preocupado em saber melhor sobre o q dizem!! Eu tb não sou profunda conhecedora dessas religiões mas minha mãe estuda todas e eu posso garantir: mais diabólico é quem acusa seu semelhante injustamente!!

Sei q hoje essa pessoa q convivo diariamente só Não nos deixou antes (pensa em deixar agora) por gratidão pois minha mãe já a ajudou milhares d vezes. E ela tb nunca viu aqui em casa nenhum ritual macabro e ela consegue olhar cada cantinho!!

Acho tão injusto... nem digo a religião dela porque não quero criar indisposição com ninguém assim como posso entender q uma igreja possa variar o modo d pensar d um lugar pra outro (o q eu vejo e acho errado!) porque é muito difícil manter o controle sobre tantos.


Vou ter q parar d escrever pois fiquei com muita raiva agora d uma ligaçào q recebi! Que raiva, cara..... QUE RAIVA!
mE DESCULPE QUALQUER COISA AÍ NO TXT MAS EU NÃO ESTOU COM CABEÇA PRA RELER NADA AGORA! Já to cansada.... Pra q ter irmã se não serve pra nada e ainda vem falar absurdos no meu ouvido????????? Ficasse quietinha! Só isso!!

Só gostaria d acrescentar q as igrejas antigas, aquelas grandes contruções, são lindas.

Sem comentários: