sexta-feira, novembro 21, 2003

Continuando a história...

Depois que minha avó foi internada, não era sempre q meu tio poderia ficar com meu avô. E caso houvesse qualquer problema com meu avô, alguém tinha q estar lá para dar uma assistência. Ele não está precisando q façam nada pra ele mas é bom nào deixa-lo sozinho. Então, assim ficou a situação: minha mana na nossa casa (em Seropédica); minha mãe no hospital com minha avó; meu tio indo para o hospital e voltando pra casa dos meus avós de vez em quando; e eu na casa dos meus avós (em Campo Grande) com meu avô.

Massssssssss... os dias pra mim não estavam fáceis. Meu avô é uma pessoa boa, mas mt rígida... Enquanto conversávamos sobre o céu, o mar e a terra estava tudo bem mas quando ele começava a falar da educação q minha Mãe me dava (criticava o fato dela ser mt liberal) ou das experiências de vida dele e não me deixava defender o meu ponto de vista (não quanto a adolescência de modo geral mas quanto a MINHA adolescência, inclusive) as coisas ficavam mt tensas entre nós!!
As vezes ele se estressava, por mais calma q eu tentasse falar!!!... Ele ouvia as palavras q eu usava somente, e não minhas intenções (está certo q isso não é mt fácil mas com ele era mais difícil ainda). Ele ouvia por trás d cada uma somente os 18 anos d vida q eu tinha e isso tornava os meus textos incoerentes; eu querer dizer o q pensava parecia ofendê-lo por eu ainda Não ter completado nem 2 décadas d vida enquanto ele já estava próximo da oitava!! Eu era sempre taxada d petulante e deveria falar as coisas dentro d um contexto q fizesse completo sentido. Não podia mudar d assunto bruscamente senão era acusada d incoerência (ou infantilidade)... Não podia mais andar cantando pela casa e tinha medo d abraçá-lo e com isso incomodá-lo porque ele mesmo dizia q nunca tinha sido mt disso.
Ele disse algumas coisas úteis, q me deixavam sem argumentos mas a maioria me sufocava por ser forçada a ouvir sem contestar!! Quem lê o q aqui escrevo pode pensar q sempre q eu discordava dele eu tentava expor mas não era assim. Eu me segurei muito!! Eu só falava quando achava absurdo justamente porque sabia q eu estar na casa dele era para ser boa companhia e não para estressá-lo.
E assim foi desde o primeiro dos 5 dias q estive lá.

Eu sempre falei muito e falei sobre tudo!! Mesmo quando Não sabia nada sobre o assunto eu falava, porque as palavras tem funções várias!! Não só a d passar o q vc sente ou pensa, mas também a d trazer algum pensamento ou sentimento até vc. Se o humano criou a fala é justamente por causa da sua necessidade d expressão. Os grunhidos do passado ou o círculo de pessoas próximas como contato não foram suficientes pra nos satisfazer e assim chegamos aos dias d hoje, onde as línguas se misturam e a globalização é não só prazerosa como necessária e acaba mais unindo do q afastando-nos uns dos outros. O mundo foi feito cheio de coisa q não entendemos porque compreender requer inteligência e pra desenvolvê-la precisamos d algo q nos estimule e nos faça progredir; então, pra isso, temos uma vida e seus problemas!! O mundo material e espiritual faz parte d nós até q um dia sejamos seres evoluídos o suficiente pra sermos somente espíritos amigos de Deus e não apenas seus filhos.

Eu precisava mesmo conviver com o tipo de pessoa q é meu avô, pensei inicialmente, porque é bom conhecer todo tipo de gente mesmo q seja difícil. E assim fui atravessando os dias esquecendo metade das nossas conversas e ainda puxando alguma com ele, quando ele parecia se afogar na gravidade do problema da minha avó ou no dele. A vida dele, realmente, pra quem ele era, não é fácil! Ele era mais ativo, cantava, dançava, ouvia música, namorava... hoje em dia ele não só não se reserva mais o direito d fazer algumas dessas coisas assim como as q restam ele já não consegue mais fazer...
No meu segundo dia lá, a semana já tinha se transformado numa missão q eu deveria me sair bem sucedida porque eu tinha q ter CAPACIDADE pra lidar com todo tipo d pessoa principalmente quando eu já soubesse que o tempo dela era curto... e eu tinha perdido tanto tempo e só agora poderia conhecê-la!!!
O maior problema não foi só ele discordar mas sim dizer q iria interferir na educação q minha mãe me dava! Imaginem!! Imaginem... ele querer a minha vida do jeito dele, sem nenhuma compreensão da parte dele!!
Disse q forçaria eu e minha irmã a nos darmos bem d qualquer jeito. Isso não é fácil... “forçar” é assustador e meu avô praticamente não teme ser desagradável....
Uma das primeiras coisas q ele disse pra mim foi q nos tornaríamos inimigos por discordarmos tanto... e só o q posso jurar é q não vou deixar isso acontecer.
Era tão ruim quando ele botava toda nossa conversa a perder dizendo q eu não ouvia nada do q ele falava, que eu não prestava atenção, fazia com q ele perdesse o tempo dele etc quando eu dizia alguma coisa q ele desaprovava ou tirava uma conclusão errada. O q ele queria q eu fizesse? Fingisse q entendia o q ele dizia ou concordasse com tudo? Nossa!

Meu tio tb não era fácil. Ele pouquíssimo estava em casa e tirava conclusões precipitadas (IGUAL ao meu avô, q ele critica tanto) dizendo q eu não estava sendo útil, por exemplo. Ele não via q eu ficava o dia todo com o meu avô depois de chegar do colégio (não via tv, não estudava, não ouvia música...) e, se eu demorava no banho, e era justamente a hora q ele chegava, meu dia todo tinha sido só o q ele tinha visto!! Ele Não me dizia nada... Isso ele falou com minha mãe, que me falou depois e complementou, dizendo então q seria melhor eu ir embora de lá. E eu tinha q ser forte pra não mostrar o quanto eu estava decepcionada por estar me sentindo cercada por todos os lados. Minha mãe está com problemas suficientes tendo q cuidar da minha avó (em estado grave)... Só q a "inútil" aqui era boa o suficiente pra fazer o meu avô expressar algo parecido com o sentimento de querer q eu continuasse lá. E eu ainda disse a ele (meu avô) q minha mãe tinha "mandado" (na verdade ele me induziu, somente) eu ir embora mas ele mesmo falou q eu podia dizer pra ela q ele é é q tinha deixado eu ficar.

Claro q em meio à tempestade sempre se vê um pouco d céu azul... meu avô queria fazer coisas como preparar café da manHã ou algum lanche a noite pra mim e assim sentir q cuidava bem da companhia dele... mas eu precisava d mais q isso...

Sem comentários: