segunda-feira, novembro 24, 2003

Fé?
Uma fé diferente...


NOssa! Q preguiça d começar a escrever d novo mas..... tudo bem....

Não sei onde foi parar o q eu já tinha escrito mas acredito q Deus faça essas coisas comigo quando eu não devo escrever algo e acabo escrevendo. Pra falar a verdade, quando eu era pequena (uns 6 anos), um dia minha Mãe me disse q essas coisas aconteciam. Isso foi quando eu estava com uma cartinha infantil d "amor" nas mãos (pra entregar para um amigo do meu irmão Rodrigo), toda borrada d uma cola verde q tinha destruído o manuscrito!!hehe Hoje em dia esse cara namora uma menina q estudou comigo na oitava série.

Indo direto ao assunto: eu Não queria admitir mas minha fé não é forte.

Pieta by Michelangelo Buonarroti (1475-1564) (marble)

Não sei como fazer pra mudar isso. Acho q o Deus no qual creio não é o mesmo Deus tão poderoso dos outros, embora todos digam q Deus é um só. Não que o "meu" Deus não tenha tanto poder mas, embora eu esteja disposta a acreditar, queria poder sentir mais isso. Tenho uma lógica que não segue o conceito normal do mundo, admitindo, então, o considerado impossível (ou seja, não é só porque não é provado por cálculos matemáticos q eu Não vou acreditar) e dentro dela um Deus tão grande faz sentido. Só q isso ainda não basta...

Eu não consigo rezar com fervor a não ser q esteja sofrendo. O sofrimento (q engraçado!!) nos leva a certos progressos ou regressos dependendo, então, d vc canalizar a força q t faz sofrer pra algo. Eu quero o bem então canalizo pra maior figura q tenho como exemplo disso q seria justamente Deus. Ter uma religião é mt consolador. Pra me salvar da dor ou acreditar q essa humanidade tão violenta tem futuro, eu preciso acreditar em algo. E assim tenho uma Teoria. Primeiro tenho que deixar claro que eu tenho um ladinho cético... daqueles q ficam como salva-vidas caso alguém um dia prove q esse Jesus Cristo tão milagroso nunca existiu. Será tudo isso medo d uma grande decepção?

Christ and the Little Child, 1897-98
(Cristo e a Criancinha)


Minha teoria q faz com q eu acredite "em um" Deus se inicia com a facilidade q o humano tem d desacreditar da vida. Assim, para alcançarem o melhor em si mesmos e superar os problemas, eles precisam reunir muitas forças positivas e acreditar q são capazes d mudar o universo com pequenas e grandes atitudes. Tudo surge com uma pequena idéia q toma grandes proporções e se torna realidade fazendo a diferença no universo (coisa q a própria natureza nos diz pois o início d nossas vidas é, praticamente, uma célula q não faz diferença nenhuma no mundo e se torna um corpo adulto capaz d grandes feitos).
Enquanto tudo vai bem, é fácil superar as tristezas pois se tem muitas coisas boas na qual se alicerçar. E assim, muitos as vezes não procuram a religião e, quando têm, talvez seja por costume, mas, claro, q isso não exclui o caso daqueles q procuram Deus por livre e espontânea vontade.
Sei q, d qualquer forma, se a idéia d Deus existir fosse a única ilusão pela qual as pessoas conseguissem alcançar o melhor em si e superassem todas as feridas a partir daí, então, não importa: Deus existe embora não como elas pensam.
E os milagres? Os milagres seriam realizados por nós mesmos e fazendo muito sentido. Explicando: quando estamos muito nervosos podemos passar mal, o q prova o quanto nosso emocional pode danificar o nosso corpo. Então, por que quando estamos ligados a emoções tão positivas, q nos fazem sentir tão bem, isso também não repercutiria no nosso corpo? Basta saber usar essa força... o q, claro, não é fácil, senão teríamos milagres todos os dias. Quem faz Reiki, ou quem recebe um passe em um centro espírita e melhora já tem idéia d como essa canalização funciona.
Reiki é uma antiga arte tibetana d canalizar energia vital pela imposição das mãos (redescoberta no Japão em meados do século passado), beneficiando o corpo.

Vatican City, statues of Christ and John the Baptist low angle view
(Cidade do Vaticano, estátuas do Cristo e John o Batista)


Mesmo assim, vendo por outro lado menos profundo, caso Deus nunca tenha existido, a idéia dele existir acho q acaba funcionando como Ele próprio mais uma vez pois, mesmo assim, pessoas se convertem em seu nome em protestantes ou crentes.... todos os dias e deixam d fazer o mal das ruas ou em suas próprias casas pra serem pessoas melhores... então, acho q posso ficar mais calma pois Deus existe d qualquer jeito....

Rezo todo dia porque tem lógica mas eu "não sei" comprovadamente se tudo isso q rege as religiões existe... Aliás... quem "sabe"?

É tão difícil vc ter q acreditar quase cegamente em algo. E olha q não sou tão cega devida as experiências dos q me cercam e eu confio!! Minha mãe, por exemplo!! E eu mesma, quando era criança, vivenciei algo, mas não falo com absoluta certeza porque eu não me lembro d nenhuma sensação, são só imagens q podem ser imaginação. Mas é grande a facilidade q tenho d ser manipulada e é isso q me impede d progredir na religião. Eu não sei o suficiente pra ter argumentos pra tudo q me perguntam quando questionam a minha fé porque eu não gosto d responder com "não tenho como t provar isso" porque eu tb gostaria d ouvir outra coisa quando sou eu quem pergunta.


Rezarei (ou farei uma oração) pensando em todos esses D-euses então!

SuNamastê
X.

Sem comentários: