quarta-feira, março 17, 2004

29.02.04 – Domingo – O Relógio q Pára (informa a Hora Certa pelo menos 2 vezes ao dia.)

Parte II

Ao chegarmos no cemitério d Campo Grande, não demorou muito para encontrarmos os caras q se encarregaram d trazer o corpo no carro da funerária. Era um homem mais velho (uns 40 anos) e alto e outro mais magro e baixo. Este segundo Não agüentava nem encarar o caixão direito. Comentei com minha mãe como esse cara estava se comportando mal pra alguém q já deveria estar acostumado com essa situação toda. O outro cara falava coisas do tipo “ele é fraquinho”, “não agüenta nada”... Estranho e chato ouvir isso d um companheiro d trabalho...

Como ainda achávamos q meu avô fosse ficar sozinho em sua casa, ligamos pra nossa casa (eu e minha mãe) e avisamos pra Sharon (minha irmã) q ela ficaria com meu avô aquela noite. Claro q eu achei q minha irmã aceitaria sem argumentar depois d lembrar q eu e minha Mãe já tínhamos feito mt por hj (ela sabia do “mt” pois fizemos algumas ligações avisando pra ela dos nossos passos). Se não fosse minha irmã a ficar com meu avô, só poderia ser eu e, com certeza, ela deveria ver q isso não tinha cabimento uma vez q eu ainda nem tinha dormido hj e tinha participado completamente d cadA segundo do dia. Claro q não seria mt legal ficar com meu avô sendo q ela nem tem paciência pra conversar ou ouvi-lo mas... e daí? Cada um fazia sua parte... Então minha mãe me diz q a Sha falou q não ficaria d jeito nenhum. Me subiu uma raiva tão grande, mas tão grande pelo corpo q eu nem sei o q faria se aquela idiota estivesse na minha frente! Q tamanha infantilidade! E alguém quer me convencer d q ela fará 20 anos?? Não mesmo! É um número mt grande pra alguém tão pequena! Como ela tem coragem, gente? Como? Olha q dia eu tive! Olha! Demorei uns segundinhos mas, mais uma vez, acalmei minha mãe e disse q EU ficaria com meu avô. Foi um “eu” tão ressentido com a inútil da minha irmã q vcs nem imaginam! E eu fiquei esperando outra ligação da minha irmã, a qualquer minuto, como d quem toma consciência e entra, pelo menos em alguma parte d um dia tão cansativo, e faz só (SÓ) a SUA parte e nos avisa q voltou atrás em sua decisão e irá ficar com meu avô.
Mas então isso não acontece! E, logo, já não era mais necessário. Meu avô decidiu q passaria a noite na capela com meu tio, pois Não conseguiria ficar justo naquela casa até o dia seguinte. Meu tio ainda tentou mandar o meu avô pra casa d qualquer jeito... Q saco! Meu tio acha q pode mandar nas pessoas! Era óbvio q seria melhor para o meu avô ficar na capela! Então, eu comecei a concordar explicitamente com meu avô. Depois minha mãe entrou na jogada... e, logo, logo, meu tio, fihalmente, ficou quieto e aceitou q os 2 teriam q passar a noite ali. Eles não se dão mt bem mas... fazer o q?

No final das contas, minha Mãe acabou ligando pra Sha e falando o quanto era ruim não poder contar com ela. Ela, estressada no tel, disse q só iria se minha mãe a levasse d carro. Olha q ridículo! Ainda quer fazer alguma exigência! Então minha Mãe falou q já não era mais necessário porque meu avô havia decidido q não ficaria em casa. Ou seja, no final das contas, se ela tivesse aceitado de pronto ficar com meu avô, acabaria não perdendo nada porque sua colaboração efetiva nem seria necessária uma vez q ele decidiu q não ficaria em sua casa e ela, sem trabalho nenhum (pra ela ou para os outros) teria cumprido facilmente sua parte!

Libera mais 10 reais pra maquilar um pouco o corpo e pôr um líquido q conserva... mais 10 reais para o paninho q deixa o caixão aberto com um aspecto um pouco melhor... mais 10 reais d gorjeta para os cada um dos caras.

Meu avô viu minha vó... foi estranho. Acho q ele chorou... Acho q meu tio viu tb.

Fui ver como minha avó tinha ficado... a boca dela estava super estranha... Passado esses minutinhos e tanto tempo ali naquela capela eu já estava acostumada... era só Não aprofundar mt os sentimentos q ficava tudo bem... e só lembrar q ser digno d pena é horrível q ficava tudo melhor ainda... Ficamos umas 2 ou 3 horas na capela até meu avô e meu tio voltarem d casa. Eles precisavam tomar banho e comer já q passariam a noite toda ali. Eu e minha mãe iríamos pra casa quando eles chegassem. EU já estava fechando 40h acordada, se não me engano porque fiquei a madrugada toda na net já q domingo seria o único dia q não iríamos ver minha avó no hospital e acabamos indo devido a tal ligação q fizeram d lá para a casa do meu avô dizendo q o estado dela tinha agravado (foi só uma recapitulação).

Estando acostumada, já ria d qualquer coisa... estava com medo q as pessoas achassem eu era insensível mas eu sabia o q estava acontecendo comigo então deixei as pessoas e o q elas pensavam bem d lado.
Antes dos caras da funerária irem embora, o cara mais novo e magro veio falar comigo e com minha Mãe. Foi mais ou menos assim:
Ele: “vc está sorridente, né?”
Eu: “é, né... tenho q levar a vida adiante mas eu não sou insensível. Só estou sentindo d forma diferente”
Ele: “com todo respeito” (olhando para minha mãe) “vc é bem bonita tb” (olhando pra mim)
Eu: “ ah é? “ (comecei a dar uma ignorada!! Já tinha notado ele me olhando mas ele vir falar comigo com o corpo da minha avó ali ao lado deixava a situação super estranha. Eu e minha mãe já estávamos rindo...)
Ele: “posso dar uma passada lá em Seropédica pra ver vcs melhor?”
Eu: “ah... tá” (como quem diz “eu sei q vc nunca vai me achar mesmo”)

Foi quando ele disse q não trabalhava pra funerária especificamente mas sim q era da polícia federal e estava fazendo o acompanhamento dos responsáveis por eles porque estava havendo mts denúncias d corpos q estavam perdendo seus pertences.
Foi cômico! O outro cara, q é o q trabalha pra funerária d fato, fazia “altas” caretas atrás desse q falava comigo como quem sabe q o da polícia realmente estava fazendo uma certa “besteira”.

Finalmente eu e minha mãe voltamos a ficar sozinhas.

Eu “balançava” e minha mãe chorava d vez em quando. Conversamos outros momentos e estávamos calmas.

Quando meu tio e meu avô chegaram no cemitério, meu avô me trouxe um pouco da janta dele. Lindo, né? Ele sabia o quanto eu gostava daquele peixe q ele trouxe e eu achei mt legal o cuidado dele d trazer algo pra mim. Não trouxeram nada pra minha mãe porque ela é vegetariana então não conseguiriam agrada-la o suficiente.

Finalmente voltamos pra casa!

Foi mt bom a Erica estar aqui esse tempo todo! Eu precisava d alguém pra conversar sobre tudo e ela sempre ajuda a manter o astral alto! Linda, né?????

Sem comentários: