sábado, agosto 02, 2003

"Amigos, não consultem os relógios quando um dia me for de vossas vidas... Porque o tempo é uma invenção da morte: não o conhece a vida - a verdadeira - em que basta um momento de poesia para nos dar a eternidade inteira." -
(Mário Quintana)**









Inscrição Para Um Portão de Cemitério


Na mesma pedra se encontram,
Conforme o povo traduz,
Quando se nasce - uma estrela,
Quando se morre - uma cruz.
Mas quantos que aqui repousam
Hão de emendar-nos assim:
"Ponham-me a cruz no princípio...
E a luz da estrela no fim!
(Mário Quintana)**



Se eu Fosse um Padre*


Se eu fosse um padre, eu, nos meus sermões,
não falaria em Deus nem no Pecado
- muito menos no Anjo Rebelado
e os encantos das suas seduções,

não citaria santos e profetas:
nada das suas celestiais promessas
ou das suas terríveis maldições...
Se eu fosse um padre eu citaria os poetas,

Rezaria seus versos, os mais belos,
desses que desde a infância me embalaram
e quem me dera que alguns fossem meus!

Porque a poesia purifica a alma
... a um belo poema - ainda que de Deus se aparte -
um belo poema sempre leva a Deus!


O meu anjo da guarda de asas negras tem os olhos tão verdes como os teus. E a mesma pele mate e... benza-o Deus!... também teus mesmos lábios dolorosos. Como o prendeste assim num sortilégio , para ficares - sempre - junto a mim? Ou fui eu que inventei tua aprecia , nesta longa loucura sem remédio. Pois não só neste como no outro mundo o quanto eu vejo se transforma em ti. Sei lá se Anjo entende uns tais mistérios. Só sei que certa noite o pressenti... Mas baixei os meus olhos incestuosos e os meus lábios sacrilégios mordi!
(Mário Quintana)***



Sobre Mário:" Quintana não era ranzinza, zangado, nem mesmo tímido, era apenas calado, introspectivo, daqueles que ao olharmos ficamos intrigados, procurando desfrutar de um riquíssimo mundo interior que certamente existia.
Tinha um humor único, uma fina ironia a pontuar seus comentários sobre o corriqueiro da vida.

Na verdade, Quintana sempre escreveu de maneira simples o complexo da vida."**


Su.: Queria q alguém um dia pudesse dizer algo parecido d mim e sendo sincero... Queria ser alguém dessa forma intrigante e q alguém quisesse desfrutar da minha riquíssima beleza interior!! ter um humor único...
E talvez eu seja justo o oposto no q relaciona a mim a última frase escrita sobre ele : dizem que escrevo de maneira complexa o simples sa vida!!hahaha

Créditos:
Foto: http://www.releituras.com/mquintana_bio.asp
** http://literatus.blogspot.com
* http://www.secrel.com.br/jpoesia/quinta.html#poemas
*** esse poema copiei de uma agenda antiga que tenho e não sei se é dividida em versos ou em forma de prosa. mas o mais importante pra mim está aí: o texto!!

Sem comentários: