domingo, janeiro 11, 2004

Brincadeiras

O mito do Papai Noel é quase uma mágoa. Parece falar para criança crescer logo e parar d pensar besteiras quando ela passa a saber ou contam pra ela q ele não existe. Quantos encantos se perdem quando ela sabe q tanta coisa q envolve seu Noel não existe?

Eu não demorei a descobrir q ele não existia. Mas me senti mt tola quando o marido da minha tia materna (o Paulo), junto com o meu primo (o William Jr, filho do meu tio materno), me fizeram acreditar q um duende trocava as coisas q lugar e comia a gelatina q eu deixava por aí. Lugares esses nos quais passei a deixar propositalmente a gelatina pra agradar o duende!! A historinha só crescia... e eu mais enganada. Depois q eu peguei um deles comendo a gelatina, os 2 começaram a rir da minha cara e eu me senti péssima!! Mais uma vez jurei q nunca acreditaria em nada. Claro q agora é engraçado mas não naquele dia, quando eu não era o lado q ria da história.

Então, conforme o tempo vai passando, vc tem q aprender q as pessoas vão rir mesmo d vc e isso porque vc tb vai rir das pessoas. Não da pra ser sério ou ter idéias geniais para conversas legais o tempo todo então, quando o silêncio bate à porta do momento, as pessoas acabam se entreolhando e se divertindo com o q estão vendo, pra não deixar o silêncio entrar. E, no final das contas, quem acaba não se divertindo é quem não sabe diferenciar a brincadeira da realidade. A brincadeira, na maioria das vezes, são realidades q não podem ser levadas a sério porque aquele não é o momento e o clima não é o certo, ou seja, é só uma hora d descobertas e extrovertimento; é um momento d atenção tb porque vc não pode acreditar em tudo q ouve. Se vc não aprender a se divertir com essas pequenas verdades q podem até não soar legais aos seus ouvidos, vc terá q estar disposto a não falar nada d ninguém e isso não é possível, simplesmente!!

Não é possível porque as imagens q vemos nos contam histórias, mesmo q não queiramos contá-las a outros. Tudo tem uma primeira impressão, uma sensação, e, mesmo se vc for um vegetal, tudo continua tendo uma vibração, um desenho, um contorno, um calor (ou falta dele) pra mostrar q está existindo... sendo assim, vc sempre tem o q dizer d alguma coisa ou de alguém. E seria mais d coisas ou d pessoas? Talvez d pessoas porque as coisas escondem aquele q as fizeram porque não precisam estar no mesmo lugar q seu criador. As coisas, são só uma prova d q um criador existe. E "criador" pode ser qualquer coisa: o vento q esculpe a rocha, a árvore q fez a maçã ou até Deus q fez os humanos!!

Ao brincar, vc tem q se deixar invadir um pouco, baixar a guarda... vc existe e as pessoas tem uma noção do q vc seja, então, as palavras q dançarem pela boca delas a seu respeito, por prazer ou contentamento, vc terá q ouvir um bom tempo delas. Claro q existem brincadeiras d mal gosto mas não é destas q eu falo. Todo mundo paga um preço bom ou ruim por não ser invisível e pelo q faz.
Tal preço está, em parte, em nossas mãos escolher como pagar a partir do momento em q, em alguma hora do dia, depende d nós sabermos onde estaremos, pois lá estarão aqueles q falarão d/para nós. Por isso é importante vc saber aond está indo e qual o seu clima. Por exemplo, se o malhumor é a palavra d ordem do dia e vc resolve q ele é mais forte q vc e o seu jeito, nesses dias, é do tipo q não quer falar com ninguém, não adianta vc ir para aquele bar q vc adora se ele estará cheio daquelas pessoas q conhecidamente adoram falar com vc.

Quem quer brincar d verdade tem q saber resolver problemas!! Isso porque não é sempre q as pessoas sabem o q devem ou não falar. Então, se algo saiu errado ao seus ouvidos e vc sabe mesmo q passaram dos limites, vc tem q ensinar o seu epírito brincalhão a fazer curativos porque, certamente, vc terá um momento para resolver a situação. ->Saiba<- qual o momento!!

Dentre mts coisas q eu poderia dizer para finalizar, somente essas foram as escolhidas:
No final das contas, para as boas brincadeiras não o atingirem d forma denecessária, vc tem q manter firmeza sobre uma interpretação do q vc considera positivo sobre vc mesmo. Não esquecer quem vc é evitará o medo d acreditar no q falam, pq a falta disso pode ser um bom motivo para a brincadeira t incomodar.
Aliás, vc tem q ter mt bom gosto na hora d dar suas respostas quando a brincadeira for maliciosa porque nem todo mundo sabe se divertir.

Su: esse texto foi criado agora, quando eu tentava escrever algo sobre o natal!! Foi o único texto q ficou pronto sobre o tema "brincadeiras", pelo q me lembro. É uma "tese" formulada já tem quase anos e q, o lado bom da demora, foi ter acontecido mts "estudos em campo" para escrever algo mais firme sobre o assunto!!hehehe Qualquer novidade na minha cabeça, eu volto aqui!! Ah!! Essas não são verdades absolutas mas sim como eu acredito q aconteça.

SuNamastê
X.



Sem comentários: