Existem muitas religiões, todas visando a paz mundial, mas o Budismo tem uma visão bastante particular, vamos conhece-la:
Tudo começou na Índia com o príncipe chamado Sidharta Gautama, cujo pai protegia de todos os sofrimentos da vida, evitando que conhecesse os arredores do castelo onde morava, toda a sua vida era rodeada de beleza, alegria e riqueza, mas em seu coração nasceu o desejo de saber o que havia atrás do portão de seu castelo. Um dia o príncipe conseguiu despistar seu pai e passou pelo portão deparando-se com uma realidade assustadora, havia em seu reino muita pobreza, fome e doenças. Ele estava impressionado com o que via e com os sofrimentos que passavam os súditos de seu pai, deu-se conta que existia a velhice e a morte que até então desconhecia. Todas essas descobertas fizeram com que o jovem Sidharta Gautama se revoltasse contra o modo com que seu pai governava e decidiu não voltar mais para o castelo e começasse uma luta árdua para amenizar o sofrimento de seu povo.
Ele sentou-se em baixo de arvore chamada Bhodi onde permaneceu anos sem se mexer ou se alimentar adequadamente, o povo começou a levar oferendas para o príncipe que permanecia meditando sobre a vida e a morte. Anos mais tarde, ele levantou-se dizendo que havia atingido a iluminação e entendido o porque da existência desses sofrimentos na vida humana. Após atingir a iluminação recebeu o nome de Sakyamuni,cujo significado é “o sábio do clã Sakyas” e dedicou toda a sua vida pregando o budismo e ajudando as pessoas a compreender seus sofrimentos e a não se conformar com eles, vivendo de forma mais intensa cada momento e cometendo somente causas positivas para que recebessem efeitos positivos. (Fotos 2., 3., 4., 5. e 6.)
Desde então o budismo vem se ramificando, pois alguns de seus discípulos adicionavam ao ensino sua opinião própria e dessa forma surgiam outras seitas budistas, mas basicamente todas essas ramificações consistem nos mesmos princípios. É a filosofia de conhecer a si próprio com profundidade e propriedade.
Atualmente algumas pessoas dizem que o budismo é uma religião sem Deus, mas aprofundando nossas pesquisas percebemos que isso é uma inverdade ou então uma falta de compreensão a esse respeito por parte de quem discute esse assunto.
Na verdade o budismo desde os primórdios ensina um conceito diferente de Deus, não negando sua existência, pois isso seria incoerente, mas dando uma visão menos personificada, típica dos orientais que no ocidente ainda causa polemica. No budismo há uma lei natural ou uma lei universal natural, única para tudo e todos, um potencial ilimitado existente tanto no universo como no interior de cada pessoa e não um ente superior ou inferior ao qual as pessoas devem obediência.
O budismo oferece a possibilidade de mudar a vida do individuo ensinando-lhe como viver corretamente. Em outras palavras, o que foi feito não poderá ser apagado do carma, mas pode modificar a vida de hoje em diante e produzir uma vida futura melhor, mais equilibrada e, por que não dizer, mais correta e permeada por efeitos positivos. O budismo ensina a viver a fim de atingir essa vida melhor. (8., 9. e 10.)
Enquanto a visão ocidental considera a morte como o fim, e vê a vida e a morte com certo imediatismo, o budismo considera a vida como algo eterno, pontilhada por momentos de atividade e latência. No budismo acredita-se que todo ser humano pode atingir uma condição de iluminação, que seria uma perfeita compreensão e domínio da realidade, ou ainda uma condição de vida livre da ilusão, esse é um principio que considera que todo ser humano é um Buda em potencial, e que através da pratica budista pode-se evidenciar esse potencial chamado “estado de Buda” um estado de equilíbrio entre o ser humano e o universo e de perfeita harmonia com o meio ambiente.
Alguns princípios budistas:
Caminho do Meio – o equilíbrio necessário para superar as dificuldades ou situações em que os dois lados se opõem, seria a equilíbrio para tomar as decisões certas.
Carma – o carma nada mais é do que uma lei eterna de causa e efeito que cada um de nós pode modificar todos os dias. É o acumulo de causas positivas ou negativas que carregamos conosco de vidas passadas e das causas que fazemos diariamente, o efeito dessas causas é o que vai determinar nosso carma negativo ou positivo. Conforme o budismo não precisamos nos conformar com o carma e sim praticar cada vez mais causas positivas para amenizar nosso efeito cármico e recebermos somente efeitos positivos.
Causa e efeito – o budismo baseia-se no principio universal de causa e efeito e da eternidade da vida que abrange o passado, o presente, e o futuro. Portanto, a vida no presente é o efeito das causas cometidas no passado, e o futuro será o efeito das criadas no presente.
Iluminação – é um estado de vida que se estabelece como resultado da reforma interior e da revolução humana, é o estado de felicidade absoluta que não se altera por quaisquer mudanças nas circunstancias externas. A iluminação não é um estado excepcional, nem o ato de tranformar-se um Buda, ou algo que se atinge com o passar dos anos, a iluminação é o estado em que as pessoas comuns tomam a firme consciência de que são Budas e conduzem suas vidas revelando todo o potencial do Estado de Buda.
Oração – é a recitação do daimoku ao gohonzon, a oração no budismo não é algo passivo de simplesmente adorar ou venerar o gohonzon, mas de promover uma ação ativa da fé e da convicção no gohonzon que representa o potencial maior da vida que é o Estado de Buda, a oração é como um treinamento para forjar a capacidade de si mesmo a fim de crescer como valor humano capaz de resolver seus problemas, de criar a felicidade em seu lar e de ajudar os outros a conquistarem a felicidade incentivando-os na prática da fé.
Daimoku – é a repetição do nam-myoho-rengue-kyo, que representa a expressão da verdade máxima da vida ou a realidade essencial da vida.
Nam – “devotar-se”, “vincular-se”, “reconhecer” o essencial;
Myoho – literalmente significa “lei mística” ou “lei da razão” ou “verdade oculta”;
Rengue – traduz-se por “lótus” ou “simultaneidade de causa e feito” , o lótus é uma planta que produz flor e semente ao mesmo tempo e floresce em lugares sujos como pântanos. Em sentido figurado significa “existir” em meio à realidade.
Kyo – “fenômeno vital universal” ou “ continuidade sem fim em constante transformação”
Ao final temos: “Reconheço e devoto minha vida à lei essencial da simultaneidade de causa e efeito em meio a eternidade da vida”
Gohonzon – objeto de devoção do budismo de Nitiren Daishonin, pergaminho que foi inscrito em 12 de outubro de 1279 por Nitiren o Buda que revelou o Nam-myoho-rengue–kyo a todas as pessoas em 28 de abril de 1253, pode ser comparado a um mapa que indica a localização do verdadeiro tesouro da vida e do universo – a lei mística do nam-myoho-rengue-kyo – esse mapa nos revela que o tesouro pode ser encontrado dentro de nós, ou pode funcionar como um espelho em que se reflete a essência da vida humana, é o instrumento que ajuda as pessoas a encontrarem dentro de si mesmas a natureza de Buda.
Autor: Alex
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Su:Milhares de coisas que eu concordo nesse texto.
A questão de se pacificar primeiro que levará a pacificação do mundo (conceito espírita
também).
A questão do domínio da realidade é extremamente interessante!! O que se diz sobre uma vida
livre de ilusões também. Você tem que ser muito forte pra não precisar de nenhuma e é uma
força que o budismo afirma vir justamente da sua relaçào de plena harmonia com o mundo.
Quando você não é mais seduzido pelas paixões e provocações meramente humanas.
Ele parece acreditar que o se humano é tão grande que nào só é capaz de estar em harmonia
com o mundo mas também com o universo.
O caminho do meio é um conceito perfeito! Só entendendo dois princípios completamente
diferentes é que se chega a um caminho alcançável pela compreensão de todos. Qualquer
atitude extremista é perigosa.
E como se diz também no espiritismo, aqui não há um Deus que pune, um Pai que castiga, mas
sim a lei do carma! Você paga pelo que você faz! Você passa pelo que você merece!
Mas nem por isso deve-se ser conformado com a sua situação se ela não for boa. Tem-se que
ser feitas, apesar de tudo, coisas positivas para serem os bons frutos de amanhã.
Causa e efeito! Perfeito...a natureza nos diz isso o tempo todo através da física!
Pelo que entendi, no budismo é como se Deus fosse uma posição alcançável por todos. Como se
qualquer um tivesse
os meios para se tornar Deus. E eu acredito nisso... Mesmo quando digo que o humano não é
perfeito, nisso eu acredito que continuo certa porque, quando formos perfeitos, não seremos
mais humanos e nem precisaremos mais estar na Terra. A Terra é como se fosse um nível na
nossa evolução até que não precisemos mais da prisão que é para o espírito carregar o corpo
mortal que tem que ser cuidado e alimentado!! Pra mim o corpo é a criança da alma.
O Daimoku é lindo!
(Ainda vou revisar o texto com a ajudinha da minha linda secretária)
Fotos:
2 - Hong Kong, Lantau Island, Po Lin Monastery, gold buddha statue.
3 - Buddhist monk praying next to fingers of giant Buddha statue - Muang Kao, Sukhothai Historical Park, Thailand.
4 - Thailand, Chiang Rai, seated buddha statue.
5 - Nepal,Kathmandu,Swayambhunath,stupa,rotating ornamental gold drums.
6 - Sri Lanka, Colombo, Gangarama Temple, Buddha statue.
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8 - Tree roots entwined around buddha sculpture (B&W).
9 - A strangler fig's gnarled roots creep over part of an ancient Buddhist temple.
10 - Cambodia, monks in the Ta Prohm Temple of the larger Angkor Wat Temple.
SuNamastê
X.
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