segunda-feira, julho 09, 2012

Em debate: poligamia!

De novo:

Parte da carta que Hélio Pellegrino escreveu para Fernando Sabino - e que abre o romance "O Encontro Marcado":

"(...) nascemos para o encontro com o outro, e não o seu domínio. Encontrá-lo é perdê-lo, é contemplá-lo na sua libérrima existência, é respeitá-lo na sua total e gratuita inutilidade.(...) Este é o preço do encontro".




    • Cl
      Bom... eu acredito que "objetivos de vida semelhantes mantém duas pessoas juntas". Eu também acredito que com esses nossos objetivos é que esses encontros são proporcionados.. Eu acredito que a partir de encontros que aprendemos - seja encontro com gente, com livro, com situação, com uma árvore centenária. Acredito que não controlar um encontro não significa ser tomado por ele....
      Acredito num montão de coisas, mas agora é isso que está saindo, hehe.

      há 2 horas · 
    • S
      Na carta eu acho q ele não fala do q eu entendi.

      Mas esse pedaço eu conheci num livro q eu estava lendo.

      Vejo q fazemos muitos contratos pra tentar garantir o outro do nosso lado. Questionando a monogamia, um professor meu um dia disse: queremos manter por contrato o q deveríamos manter por conquista. Fiquei abalada quando ele sintetizou belamente uma coisa tão difícil.

      Por que estar com outras pessoas esporadicamente SIGNIFICA amar menos alguém com quem se tem uma relação fixa, se prefere, se ama? As fantasias não acabam. Tem como desejar uma pessoa só a vida toda? Ainda vamos conhecer muita gente antes d morrermos. Como garantir amar eternamente? Assinar um papel d casamento muda o q na relação? Por que as pessoas ficam mais desleixadas quando param d "caçar" novas pessoas?

      Dá pra ter uma relação onde vc respeita a liberdade do outro ao invés d buscar garantias e tentar dominá-lo? Podemos construir uma relação juntos sem sermos obrigados a usar conceitos prévios como as pessoas vivem fazendo quando veem duas pessoas juntas e querem logo forçá-las a usar o conceito d "namorar"?

      A questão é em q lugar a monogamia está hj. Está no lugar do eterno. Como ela constrói um conceito d amor onde "vc só ama uma pessoa toda a sua vida. Se deixou d amar não era amor" ou o de alma gêmea tb como se houvesse alguma garantia d q para cada um há só uma pessoa. Como ela constrói uma moral onde tudo q se contrapõe a monogamia é sinônimo d BAGUNÇA e não d criação!

      A MONOGAMIA é uma escolha, como todas as outras. É uma forma possível d se construir uma relação livre. Mas na nossa cultura ela é mt automática. Veja só nas novelas como as coisas aparecem... e nos contos d fada...

      há ± 1 hora · 

    • Cl
       
      Su, descobri que discordo é do seu conceito de monogamia! hahaha
    • há ± 1 hora · 
    • S
       hahahaha
      há ± 1 hora · 
    • S
      É estar com uma pessoa só e não poder ficar com outras.
      há ± 1 hora · 
    • Cl
      Ok. Mas isso significa estar com essa pessoa pra sempre?
      há ± 1 hora · 
    • Cl
      Ou isso significa amor? Isso significa que se nos apaixonarmos por outra, é porque nunca a amamos?
      há ± 1 hora · 
    • Cl
      Significa que estamos tentando dominá-la?
      há ± 1 hora · 
    • S
      Não necessariamente mas o encadeamento q fiz foi d como a monogamia é automatizada por esses outros pensamentos tb
      há ± 1 hora · 
    • S
      Acho q tem uma forma d viver a monogamia q passa por isso sim. Muitas vezes uma pessoa quer abrir e ficar com outras pessoas e a outra não quer. As vezes a pessoa fica nesse contrato d uma forma não livre.

      Mas tem pessoas q ficam nesse contrato mais livremente, não achando improtante ficar com outras.

      há 59 minutos · 
    • Cl
      Mas aí é que está, Su. Eu acho que o encadeamento que você fez é como você realmente pensa e sente a monogamia, e não como de uma forma geral ela é automatizada. Ao menos é isso que você me passou, posso ter entendido errado.
      A questão é que a poligamia também é um contrato, no qual as pessoas podem sair com outras. Mas até que ponto ambas estão confortáveis com esse conceito? Existem regras aí, também, como já conversamos.

      há 57 minutos · 
    • Cl
      Eu acredito que duas pessoas que querem estar num relacionamento monogâmico o fazem também por terem noção de que ficariam magoadas se o parceiro/parceira saíssem com um terceiro. E por entenderem que tudo num relacionamento é recíproco. Assim, não vejo como uma questão de "domínio por outra pessoa", mas sim como uma forma de preservação de si mesmo.
      há 55 minutos · 
    • S
       Mas eu acho q a automatização da monogamia é flagrante! As pessoas acabam ligando toda as outras formas possíveis d relacionamento a bagunça. Ou acabam traindo escondidas.

      O contrato da poligamia eu entendo como podendo ser mais livre a partir do referencial q eu tomo: as fantasias não acabma. Sempre vamos conhecer pessoas novas. Tem coisas q a pessoa com quem vc tá não vai querer fazer q outras vão..... Daí vcs vãos pdoer construir mais as suas próprias regras sem q ninguém já t dê pornto q "trair é errado" como sinõnimo d ficar com outras pessoas. Aí acho q a traição é reposicionada como a trair un acordo.

      há 54 minutos · 
    • S
      Meu referencial talvez seja esse: se relacionar ou não com outras pessoas sendo q sempre haverá um pouco dessa vontade.

      Mas a gente pode pensar uma poligamia não livre? Acho q sim....quando uma das pessoas se submete a um contrato d poligamia q não faz bem a ela... talvez...

      há 52 minutos ·  · 1
    • Cl
      Su, na maioria esmagadora das vezes que vejo alguém traindo o parceiro, ele/ela ficaria realmente puto se o parceiro o traísse. Eles não traem escondido porque não se sentem livres. Traem escondido porque querem uma liberdade que não querem DAR AO PARCEIRO.
      há 50 minutos · 
    • Cl
      Repito: num relacionamento, tudo é recíproco. Tudo é via de mão dupla. Pra mim, um relacionamento poligâmico pode ser automatizado a partir do ponto em que a pessoa com quem se está é banalizada - ela está ali independente de sairmos ou não com outra pessoa, pode se tornar um estepe. Pode ser "taken for granted".
      há 48 minutos · 
    • S
       Claro, Clari. Pq a moral diz q trair é ficar com outras pessoas. Não se tem espaço num cultura predominantemente monogâmica para se pensar isso sem ser com essa moral automaticamente ruim em q ficar com outras pessoas só pode ser trair e não entende rum movimento mundial!
      há 45 minutos · 
    • S
       Crescemos com essa educação d que quem ama, cuida e d q quem fica com outras pessoas está fazendo algo errado.
      há 45 minutos · 
    • Cl
      Acho que tem menos a ver com moral e mais a ver com ciúmes.
      há 43 minutos · 
    • S
       Um relacionamento poligâmico pode ser automatizado mas não é esse o rpesente.

      Digo d entender a monogamia não como algo automático, mas como mais uma possibilidade d escolha. Então trair não seria simplesmente ficar com outras pessoas, mas seria um cocneito mais amplo q é trair um acordo, como outro qualquer.

      há 43 minutos · 
    • S
       Ciúmes sempre existirão. Daí eu ter dito q tb por isso nunca vai existir essa liberdade irrestrita. Sempre haverão acordos.

      Mas a monogamia, arraigada do jeito q é, logo t faz pensar "se ele está ficando com outra é porque não me ama". Acho q nem tudo é recíproco. Eu posso não ficar com outras pessoas pq não tenho votnade e estar com uma pessoa q fique com outras pessoas. Acho q o relacionamento tb passa por certa dificuldade d comportar essas diferenças.

      Conheço relações onde os direitos são expressamente diferentes. Daí acho q , talvez, mais ideal do q "recíproco" seja o direito "expresso". Expressar o acordo ainda q não seja recíproco. São os dois saberem o q está acontecendo e não um "traindo" (um acordo) o outro....

      há 39 minutos ·  · 1
    • Cl
       Hum... hum... hum... acho que tenho que pensar melhor antes de responder a esse último comentário...
      Mas em todo caso, eu pensaria "se ele está ficando com outra é porque não me respeita" - já que eu sempre deixo claro que traição me magoa.

      há 32 minutos · 

    • S

       Então.... acho q isso a gente tem q avaliar.

    • Ele não respeita o acordo q fez contigo! Ou ele não t respeita pq está simplesmente ficando com outra pessoa? Pq ele pode não vê-la mais, deixar claro q tem namorada e q a ama. Q prefere a namorada do q a essa pessoa. Daí q o amor está intacto mas ele desrespeitou vc pq sabe q vc não gosta....

      há 30 minutos · 
    • S
       OU ele é uma pessoa q só fica com outras se não amar com quem ele está? Acho q esse ser humano existe mas não é maioria! hehehe
      há 29 minutos · 

Sem comentários: