sexta-feira, maio 04, 2012

Desfiliação: um vídeo interessante q toca em como mulheres foram parar na rua


‎----A matéria é fraca, mas é boa. O vídeo é interessante----

O principal no vídeo pra mim é como eles falam da desfiliação: como uma criança sai d casa e fica sem amparo. Eis a grande questão. Quando a rede social de sustento e apoio falha. Muitas vezes quando alguém perde todos os seus bens e fica sem dinheiro, faltando sustento material, ainda sim recebe ajuda para se restabelecer. Aí é a rede social q faz diferença para prover o apoio material e não somente a miséria surge. Qual o nosso papel nisso? Qual o papel do estado? Pra q serve o estado? A constituição não deveria assegurar os direitos básicos?

----------------------------------------------------------------------

Na matéria de hoje, o vídeo retrata como elas [jovens moradoras de rua] conciliam vaidade, vulnerabilidade e maternidade.


Algumas transcrições do vídeo:


"A rua vai sendo pautada pelo comportamento da sociedade como um todo. A situação d rua é resultado d um comportamento político e social de um todo."

“Nunca gostei d andar suja. Quando eu estava sem lugar pra tomar banho eu ficava agoniada. Com vergonha de chegar perto das pessoas. Eu não tinha como conversar com as pessoas. Vc não tem uma unha feita, um cabelo bonito. Vc tá ali, toda jogada, certo? Suja. Isso não é uma mulher. Quando eu tomava banho era um alívio (...) não tinha lugar fixo pra tomar banho.”

“Quando a gente não tem filho a gente não liga pra nada, né? Depois q tem aí vem essa responsabilidade.”

“Eu aprendi a amar ele. Eu não aprendi mt a entender o comportamento dele” (ele é o filho)

"...É pra refletir: por quê? Se são crianças..."

Matéria e vídeo: http://delas.ig.com.br/comportamento/tive-que-aprender-a-amar-meus-filhos/n1597139347963.html

Sem comentários: