quarta-feira, julho 16, 2008

Panis Et Circenses

(Pão e Circo)

By : Marisa Monte

Eu quis cantar
Minha canção iluminada de sol

Soltei os panos sobre os mastros no ar
Soltei os tigres e leões nos quintais
Mas as pessoas da sala de jantar
São ocupadas em nascer e morrer

Mandei fazer
De puro aço luminoso punhal
Para matar o meu amor e matei

Às 5 horas na Avenida Central
Mas as pessoas da sala de jantar
São ocupadas em nascer e morrer

Mandei plantar
Folhas de sonho no jardim do solar
As folhas sabem procurar pelo sol
E as raízes, procurar, procurar

Mas as pessoas da sala de jantar
Essas pessoas da sala de jantar
São as pessoas da sala de jantar
Essas pessoas da sala de jantar
São ocupadas em nascer e morrer...


Pra quem prefere em inglês:

I wanted to sing
My song enlightened by the sun
I set the sails free upon the masts
I set tigers and lions free in the backyard
But the people of the dining-room
Are busy to be born and to tie

I´ve ordered a shining steel dagger
To kill my love and I killed him
At 5:00 PM in the Central Avenue
But the people of the dining-room
Are busy to be born and to die

I´ve ordered dream-leaves to be
Planted in the garden of the mansion´s sun
The leaves know how to seek for the sun
And roots they search an search

But the people of the dining-room
Are busy to be born and to tie...



Su: Eu quis cantar! Eu canto. Meu canto iluminado de sol não basta. Queria-se um talento que não era substituível pela diversão!!

Soltei os tigres e os leõs nos quintais!! Queria ver o que poderia mudar porque antes d´eu chegar ali não poderia ser igual àquilo tudo depois d mim!! Faço diferença. Mas q diferença é feita? Isso vem de dentro d cada um e pode se perder por lá. Mas o q houve em mim eu vejo. NÃO ESQUEÇO NADA porque é assim q tudo me faz crescer. Pelo bem ou pelo mau, agora amadureço. Porque a vida não é simples e eu não só tenho como POSSO lidar com isso. Não sem dor, mas com o prazer d me ver maior, passada a tempestade. As moedas em q o lucro se reverteu pagam o preço inevitável. Tenho o q é pra mim. O q poderia ter sido não me deve fascinar mais do q o q foi. Porque só conheço as ruas pelas quais passei. A ilusão deixo para os talentosos!!! Fico com meus futuros novos sonhos!!

A CONQUISTA é minha intenção!! ObTER é conseqüência. Vou dançando pelo caminho. Se sou forte agora é porque admiti a fraqueza enquanto aprendia. É porque um dia não foi SIMPLES que hoje é mais fácil.

Os tigres assustam mas são de mim. Fazem parte da fuga da normalidade que eu quero. Não me dão status mas me garantem bons dias!! Dias raros.... caros para uma "menina cara"!!! Só eles me mostram e atraem o que de melhor posso TER: boas lembranças. Lembranças em q entram pessoas. A solidão é útil mas se ninguém te marca, você pode estar perdendo toda diversão! A entrega não é perda: é troca! A aventura está na escalada, no vôo, no salto e na natureza humana tb!!

Minha casa será iluminada!! No meu quintal, não se temerão os leões a espreita. Quando eles se aproximarem, uns estarão mansos, outros arredios e com tudo lidarei! Sem garantias e nem estabilidades porque o preço da liberdade é assim, alto!

Damos o que temos. Meu punhal não poderia ser diferente de mim. Com luminoso punhal matei meu amor. Curioso fazer isso num mundo onde ele falta! Mas a morte não é desnecessária ou má! A inexistência é que é o problema! Mas vir a existir e morrer fertiliza a vida! Tive uma hora e um dia em q isso deveria ter começado. Resisti a princípio mas o fiz por fim. Nada é pra sempre. É preciso que se termine um para que se dê lugar a outro. Nós não seremos os mesmos amanhã.

Agora é continuar a procurar, procurar!! Várias coisas e não uma só. Planto meus sonhos e eles procuram acordar. Alguns dormem pra sempre, é a própria morte. Mas a condição do meu jardim é o sol, e só quando ele engolir a Terra é q eu vou saber se realmente terá chegado a hora d parar.


Sem comentários: