quarta-feira, janeiro 23, 2013

Engrenagem - Instituto Nina Rosa - Seja Vegano!

Do vídeo "Engrenagem - Instituto Nina Rosa"
Do site: Seja Vegano

"Todos os anos no mundo são mortos mais de 70 BI-lhões de animais pro consumo humano.
No BRasil há mais bois do q pessoas. 205 milhões.
4 bilhões de frangos são abatidos por ano.
(...)
Imagine uma área como a da Alemanha, Austria e Itália juntas. Esse é o tamanho do desmatamento na Amazônia. A grande responsável é a pecuária. 91% das áreas desmatadas são formadas por pastos ou por plantações de grãos que vão servir de ração animal. São mais de 70 milhões de hectares. (...) Isso destrói o solo e polui os rios" (devino a quanidade enorme de dejetos).

- Se a área q o tempo de vida um boi ocupa fosse destinado à plantações daria pra se produzir toneladas de alimento  (5 tonelada de feijão, 13 toneladas de arroz).

- Pra gastar menos água deveria diminuir esse consumo. Pra produzir  SÓ 1kg carne bovina são necessários 15 mil litros d´água. Ou sja, um bife d 200g gastou 3 mil litros d´água pra chegar no seu prato.

- É um mito dizer que essa produção é pra acabar com a fome pq existem mais de 1 bilhão d pessoas passando fome no mundo. Mas não é pq não existe alimento mas porque mais da metade da produção mundial de grãos é consumida pelos animais que vão virar comida para os poucos q podem pagar por ela. Metade do q os animais consomem seria suficiente pra acabar com a fome no mundo.
Com os sereais necessários pra gerar 205g d carne bovina dá pra alimentar 40 pessoas.

- Pesca: 80% das espécieis exploradas já estão em declínio. Pra cada kg de camarão pescado podem ser jogados fora até 20 kg de outros animais! Pesca muito predatória! Mesmo os camarões criados em cativeiro dão prezuízo porque poluem os manguezais que são sistemas importantíssimos.

- Como fazer a sua parte: divulgando esas informações, deixando d consumir os produtos, e presisonando o governo a tomar medidas q preservem o meio.

- A própria ONU em um relatório de 2010 afirma q precisamos diminuir o consumo de produtos de origem animal para reduzir os impactos ambientais.

- Uma pesquisa de Harvard comprovou que o consumo ainda q mínimo de carne q seja diários pode aumentar em até 20% a chance de morte prematura. Uma ideia q serve só pra vender é q só comendo produtos de origem animal em todas a refeições é q vamos ter as vitaminas, as proteínas, o cálcio e o ferro necessários! Não falam que as pessoas vão engordar, ficar mais sujeitas a doenças cardiovasculares, vários tipos de câncer, diabetes, alergias, etc. Uma alimentação blanceada sem carne tem efeitos protetores sobre o organismo. A própria Associação Dietética Americana e Nutricionistas do Canadá, instituição de mt relevo, afirmam os benefícios da dieta vegetariana até no tratamento de doenças.

- O homem é o único animal q continua se alimentndo de leite mesmo depois de adulto. Para as vacas não pararem de produzir leite, são inseminadas contra a sua vontade e quando o bezerro nasce ele é separado pra q a gente beba seu leite. As vacas recebem mts hormônios (d crescimento, pra sincronizar o cio, pra produzir mais leite, antibióticos porque suas tetas inflamam) e todas essas substâncias podem passar pra nós pelo leite e derivados.

- Há uma preocupação com a imagem do produto para disfarça-lo e o q acontece nos frigoríficos é escondido do público (alienação dos processos). Qntos menos vc percebe, mais vc consome. Vc não comeria o seu cachorro.

- As galinhas passam a vida inteira numa gaiola só comendo e botando ovos. Só saem pro abatedouro. O peito é a parte mais cara então fazem os frangos ficarem com peito grande e eles mal podem andar.

- ONem parece q maltratar animais é crime previsto por lei. Mas a indústria lucrativa suplanta isso.

- Os animais, na natureza, jamais se reproduziriam nessa velocidade. Esse esquema de produção intensivo industrial só passou a ser viável depois q surgiram injetáveis para as doenças que ocorriam devido as condições d vida a qual os bichos são submetidos.

- São os consumidores q tem o poder d fazer essa engrenagem parar. Seja pelo respeito aos animais, pela sua saúde ou pela terra.

Vídeo: http://www.sejavegano.com.br/

Sem comentários: