terça-feira, abril 25, 2006

21.09 – quarta
Minicurso (Mc) – Ecoturismo e desenvolvimento (André Micaldas Corrêa)
Palestras - A Bioética e pesquisa em seres humanos (William Saad Hossne) e Aeroportos e o meio ambiente (Mauricio Mello)

Nesse primeiro dia, levado por meu tio e minha mãe d carro, como eu Não sabia chegar sozinha e stava mt cansada por causa da viagem, acabei chegando só na parte da tarde.. Sendo assim, acabei perdendo o primeiro dia de minicurso sobre Animais Peçonhentos.

O minicurso d Ecoturismo me pareceu ótimo! O cara é uma pessoa super tranqüila e do tipo q faz a gente pensar!! Não se detém a passar informações só de biologia mas tb fala da condição humana diante da exploração do meio ambiente, etc! Tem um quê de filósofo q já era suficiente pra despertar um pouco a minha confiança!!

A palestra d Bioética foi mt superficial! Fiquei desiludida! Era pelo q mais esperava! Mas, realmente, o assunto era vasto demais para apenas 1h! Eu iria ter q entender!!

A dos aeroportos foram abordadas questões lógicas e outras q não dava pra acompanhar mt, apesar d toda organização e esquemas. Se lembro d algo substancial agora foi porque anotei algum esboço do q poderia ser, na verdade!!hehehe Mas confesso q me passou pela cabeça coisas do tipo “como foram pensar em chamar alguém pra falar d aeroportos?”. Não gosto d diminuir a importância d assunto nenhum e não é isso o q aqui pretendo mas eu gostaria d saber como alguém o encaixou... Foi razoável. Vai ver eu é q estava esperando aprender demais!!

Conversando com Isabela (biXo d biologia na UFRRJ, como eeeeeeeeeu!!), ela acabou me chamando pra ir até a casa dela antes d ir embora pois a última palestra acabou cedo demais. Como era perto, lá fiquei até q minha mãe viesse me buscar.


22.09 - quinta-feira
Mc – Ecoturismo e desenvolvimento (André Micaldas Corrêa)
Palestras - Bioinformática: novas perspectivas para estudo biológico (Georgios PappasJunior) e Biossegurança? (Fernanda Reinert)

Claro q cheguei atrasada novamente! Ai ai... perdi o minicurso d Animais Peçonhentos d novo!! Q pena! Mas o cansaço era grande!! Mais uma vez fiquei animada com o Ecoturismo. Realmente interessante! Quem diria q significaria tanto pra mim! Mas o melhor era ver como o palestrante (André) se importava e tinha realmente noção prática d tudo q passava! Pois toda teoria sempre vinha acompanhada d um exemplo. Às vezes ele era engraçado, inclusive! Só o q estava errado era o calor q fazia naquela sala! Ou seja, com André, tudo ótimo! Aliás eu até prefiro o nome Micaldas!! Lembra mico! É bonitinho!!!

Hoje, por impulso maior da Isa, fomos falar com Micaldas sobre as ofertas q ele fizera d conhecer com ele o Jardim Botânico do Rio e, com direito a carona, conhecer em outro dia o Sítio Bourle Marx! Tudo é mt longe e eu me sentia mt desnorteada dentro da biologia! Achava legal tudo q era passado mas não compartilhava do amor q Isabela, maravilhada, transmitia (e isso me preocupava pois não queria - em momento nenhum! - ser agente desanimador d nada)! E ainda cansada da viagem, se tivesse q arranjar tudo sozinha pra “fazer e acontecer” pra chegar no sítio e no jardim, aí é q eu não iria mesmo! Pra fazer tudo isso tem q ter tempo pra me perder (e me achar!!) e o André marcou tudo pra 8h da matina!hehehe


23.09 – sexta
Mc – Ecoturismo e desenvolvimento (André Micaldas Corrêa)
Palestras – Biomonitoramento (Paulo Roberto P. de Araújo, Sandra Azevedo e Ricardo Braga)

Estou tentando escrever algo aqui no dia 25.04.06!! Hehehe... Não dá pra lembrar d mt coisa!

Mas lembro d uma menina, ao sair da palestra d biomonitoramento, q pediu informações pra mim e por Daniel Mendonça sobre a UFRRJ (Rural), porque ela queria ir fazer um trabalho lá. Fiquei com o tel dela pra conseguir informações mais precisas sobre casas pra alugar e preços mas não consegui entrar em contato nos devidos dias em q tentei e acabei não ajudando em nada!
Olha! Essa pessoinha falava bastante! Mais do q eu em meus dias d empolgação! Acho q ela estava “mt satisfeita” com o q fazia... foi razoavelmente bem enquanto esperávamos, d qualquer forma, outras pessoas da nossa turma q ainda não tinham saído d suas palestras!! Mas depois eu confesso q já estava meio cansada... e ela não dava uma brechinha se quer pra q eu retomasse meu rumo... Quando ela foi se despedindo, finalmente, e dizendo algo equivalente a “eu sei q falo demais” a Isabela ainda responde “que nada”. Como respondeu inocentemente, resolvi não agarrar o pescocinho da Isa enquanto comentava com ela como algo tão simples como uma palavrinha tinha se tornado uma conversa tão extensa em meio a tantos comentários d “uma mão lava a outra! Um dia vcs podem precisar...”.

Nesse dia usei O Defeito pra chamar atenção do meu alvo e foi interessante ver como não consegui aproveitar bem a oportunidade porque não estava me sentindo mt honesta!!hahaha Defeito serve pra q, então? A junta logo se dispersou!

E eu ali, com aquela posição d interessada, tentando conseguir o meu lugar na roda d palestrantes! Sem dar um pio. Só anotando! Uma hora vai chegar a minha vez d disseminar! E eu quero fazer mais do q jogar palavras ao vento! Pra ser mt um dia, eu tneho q fazer bastante agora! Buscar motivação num mundo meio fracassado as vezes pode ser meio desanimador!

"Precisamos aprender a nos motivar com o que a realidade nos oferece. Essa é, aliás, uma grande lição de sabedoria: conseguir manter-se motivado em meio à complexidade do dia-a-dia."Contardo Calligaris,psicanalista - agosto 2003

Sem comentários: