segunda-feira, fevereiro 14, 2011




1 - Somos um mar de foguinhos. Existe gente de fogo sereno, q nem fica sabendo do vento. E existe gente de fogo louco, q enche o ar de faíscas. Alguns fogos, fogos bobos, não iluminam e nem queimam. Mas outros ardem a vida com tanta vontade q não se pode olhá-los sem pestanejar e quem se aproxima se incendeia.

2 - As coisas q se entendem d verdade, as coisas q podemos entender com a rzão e sentir com o coração, são as coisas q a gente é capaz de olhar de dentro e de baixo. Se a gente olhar de cima, com a típica arrogância dos nossos professores de democracia dos EUA ou da Europa (...) e olhar de fora, não entende nada(...) Pq a nossa região é, provavelmente, a mais diversa de todas. Isso q, pra mim, é uma virtude, visto de fora é um grave defeito. Pq se vc não entra no modelo q de cima e de fora acreditam q é democracia., então aqui não existe democracia

3 - Somos muito mais do q dizem q somos.

4 - O medo ameaça:
se vc ama, terá AIDS
se fuma, terá câncer,
se respira, terá contaminação
se bebe, terá acidentes
se come, terá colesterol,
se FALA, terá desemprego
se caminha, terá VIOLÊNCIA
se PENSA, terá angústia
se DUVIDA, terá loucura
se SENTE, terá solidão

5 - Uma das mais bonitas histórias indígenas da América Latina fala q os deuses maias fizeram várias tentativas de criar a mulher e o homem porque estavam muito entediados os deuses e queriam ter com quem conversar. Então nos fizeram de diferentes formas e fracassaram (...) até q encontraram a forma de que a gente fosse a gente, feitos de milho. Os deuses maias nos fizeram de milho e por isso temos todas as cores, como o milho. (...) Mas antes tentaram fazer a mulher e o homem de madeira. E ficaram perfeitinhos, mas tinham um inconveniente gravíssimo: não respiravam (no tenian aliento) e como não respiravam, não tinham palavras para dizer. Porque da boca não saía nada. E eu sempre pensei: se não respiravam também não tinham desalento (desaliento). Para ter fôlego é preciso ter desalento. Para levantar, tem q saber cair. Para ganhar tem q saber perder. (...) vc cai e se levanta muitas vezes. Alguns caem e não se levantam nunca mais, geralmente os mais sensíveis, os mais fáceis de se machucar, os q mais dor sentem ao viver, as pessoas mais sensíveis são as mais vulneráveis. Em contrapartida esses filhos da puta q se dedicam a atormentar a humanidade vivem vidas longuíssimas, não morrem nunca porque não tem uma glândula, q na verdade é bem rara, que se chama consciência. É a q t atormenta pelas noites.
[Su: ele está falando do q ele acha. ]

6 - ... Será q na Terra se perderam?

7 - A amizade é uma forma do amor (...) acho q se exerce na base da honestidade porque a outra amizade, a amizade do "eu amo muito você", e "q lindo q vc é" não é a verdadeira amizade. (...) quando são amigos de verdade, dizem o q se deve dizer mesmo q doa. (...) A amizade é as vezes difícil sobre essa base, atravessa períodos complicados. Mas quando a gente ama de verdade, no amor, na amizade, ama as luzes e as sombras de cada pessoa ou de cada lugar.

8 - Sinto q vc tem um olho no microscópio e outro no telescópio. (Palavras de um jornalista a Galeano)

9 - ... mistério da persistência humana essa mania, às vezes inexplicável, de lutar por um mundo q seja a casa de todos e não a casa de pouquinhos e o inferno da maioria.
(Su: essa persistência é humana? Como seria bom se fosse!)

10 - ... o q acontece é q nós, adultos, ocupamos em transformá-las em nós mesmos e aí destruímos a vida delas. Mas... temos q ver o q é uma criança, não? São todas pagãs. (...) depois o mundo se ocupa de apequenar nossa alma. Isso que chamamos crescimento, desenvolvimento.

11 - ... -Utopia?
- (...) serve para isso, para caminhar.

Sem comentários: