terça-feira, abril 21, 2009

Fantine - I Dreamed a Dream
Les Miserables


[Fantine is left alone, unemployed and destitute]

[FANTINE]
There was a time when men were kind
When their voices were soft
And their words inviting
There was a time when love was blind
And the world was a song
And the song was exciting
There was a time
Then it all went wrong

I dreamed a dream in time gone by

Sonhei um sonho com o tempo já acabado
When hope was high
Quando a esperança era alta
And life worth living
E a vida valia a pena
I dreamed that love would never die
Sonhei que esse amor nunca morreria
I dreamed that God would be forgiving
Sonhei que Deus perdoaria
Then I was young and unafraid
que eu era jovem e destemido
And dreams were made and used and wasted
Quando sonhos foram feitos e usados e desperdiçados.
There was no ransom to be paid
Não houve resgate a ser pago
No song unsung, no wine untasted
Nem canção não cantada ou vinho provado

But the tigers come at night
Mas o tigre vem a noite
With their voices soft as thunder
com sua voz suave como um trovão
As they tear your hope apart
eles despedaçam sua esperança
And they turn your dream to shame
transformando seus sonhos em vergonha

He slept a summer by my side
He filled my days with endless wonder
He took my childhood in his stride
But he was gone when autumn came

And still I dream he'll come to me

E ainda sim sonhei que ele veio até mim
That we will live the years together
E que viveríamos os anos juntos
But there are dreams that cannot be
Mas há sonhos que não podem ser
And there are storms we cannot weather
E há tempestades que não podemos prever

I had a dream my life would be
Eu tive um sonho que minha vida seria
So different from this hell I'm living
Tão diferente deste inferno que estou vivendo
So different now from what it seemed
Tão diferente daquilo que parecia
Now life has killed the dream I dreamed.
E agora a vida matou o sonho que eu sonhei.


Su:
[Tem que ver a Susan Boyle cantando! Principalmente depois de ler tudo que falam sobre ela! Ela pisou o solo da ingratidão com força! Bonito como, já que cantando, mas que azar ter que ser onde foi (na mídia, "claro")!]


O Pulo!

Parecem querer que não haja nada novo. O sucesso de um sempre atestará o fracasso de muitos. E quando antes das vozes dos tigres te alcançarem, vc mesmo não agarra em sonho o dilúvio que te transpassa e te mistura com o mundo, vc é pura enchente arrasadora ao invés daquele que precisa de água!
O grande momento sempre vai chegar... A miséria é não perceber que ele está passando. Vai tornando toda vida invisível até só ter passado e todo dia desejar pelo último!

Será que chega pra todos esse dia em que a vida é tão diferente do sonho? Certas coisas dá medo ter prova. Dá medo maior provar. Quando alguém te mostra o sangue vc sempre pensa q doeu mas não sentiu aquela dor. Vc só sente a dor a sua maneira, só a sua. Sempre será uma dúvida a dor do outro. Se eu quiser que a minha seja grande, eu a faço! Rolo no chão, grito e todos irão dizer que a minha dor era de rolar e gritar... em que parte o fato é tão diferente da sensação?
A diferença entre a vida e o sonho... Tem que chegar esse dia inteiro? Não pode ser só algumas horas? O contato que faço com a voz suave que me dissuade pode fazer morrer algo sonhado. Não sei o quanto precisa mudar um sonho pra ser considerado que morreu algo. Quando a vida toca no sonho, acho q clareia tudo que não era previsível. Quando o sonho muda, talvez o q ele era tenha morrido mas, acho, o caixão só terá corpo quando não tiverem outros sonhos velando pelo caminho...

"And they turn your dream to shame"
É o que sabe-se fazer melhor: ridicularizar o importante ((!) já é se inocentar da culpa de não se importar com nada)!

A minha sede um dia vai ser suficiente! Mas hj já é um grande momento.
[usei 1% da minha capacidade pra escrever! é que já está aqui a madrugada! Não parece mas eu queria concordar com a música...]

Sem comentários: