sábado, novembro 29, 2008

Bom conselho
Chico Buarque

Ouça um bom conselho
Que eu lhe dou de graça
Inútil dormir que a dor não passa
Espere sentado
Ou você se cansa
Está provado, quem espera nunca alcança

Venha, meu amigo
Deixe esse regaço
Brinque com meu fogo
Venha se queimar
Faça como eu digo
Faça como eu faço
Aja duas vezes antes de pensar


Corro atrás do tempo
Vim de não sei onde
Devagar é que não se vai longe
Eu semeio o vento
Na minha cidade
Vou pra rua e bebo a tempestade


Su: "Bom conselho" é diferente de "conselho bom". Nessa jogada com os dizeres populares ele interpreta por uma via política sendo que esta sempre visa disseminar o confortável conformismo. Isso correponde mt aos sujeitos q querem ser menos responsáveis pelas suas escolhas e fazer o certo sem saber como acertar.

São tantas as dores q não passam se nada for feito! As vezes o mais desolador é dar o primeiro passo, sem chance nenhuma d ver no q vai dar. Morrer no meio (e isso sendo otimista porque meio só se estabelece quando vc sabe onde é o fim) esperando q um dia as coisas sejam diferentes. E se existir vida após a morte, contrinuar torcendo! E se existir reencarnação, mesmo esquecendo o q fez, continuar a fazer...

Tentar é preciso. Não apaga o fogo q pode machucar pois queimar-se é parte do intento. Agir é indispensável e quando for urgente, no momento mais importante não podem faltar palavras.
Ter uma vida calma é melhor do que ter uma vida boa? As tempestades são para serem colhidas! Não com a tristeza de um inconseqüente que algo perde, mas com a satisfação de quem tenta transformar! Essa é a beleza do fogo que queima e muda! O incontenível fogo q só existe enquanto transformador!
Beber a tempestade, assumi-la como prazerosa, é começar a matar a sede de mudança antes q o tédio das mesmas políticas q NÓS reproduzimos (mas preferimos delegá-las a um sistema superior e opressor) continuem a deixar todos os nossos dias iguais!!


(obs.: Se o Maurílio não tivesse me mandado um e-mail com essa música não teria entrado nessa onda toda de Chico! Rs*)

Sem comentários: