Pensamento negativo faz mal à saúde, diz pesquisa
Pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, conseguiram comprovar o que a cultura popular e as filosofias orientais já pregam há séculos: pensar negativo faz mal à saúde.
Pensamentos negativos prejudicam a imunidade
Os cientistas já sabiam que os pessimistas apresentam maior nível de atividade no lado do cérebro chamado de alto pré-frontal cortex, que é ligado aos pensamentos negativos.
Já as atividades do lado direito estão ligadas aos pensamentos positivos.
As pessoas que apresentam alto nível de atividade do lado esquerdo do cérebro não reagem bem, por exemplo, a vacinas contra a gripe, mostrando que o pessimismo pode afetar o sistema imunológico.
Pesquisa
O médico Richard Davison, líder da pesquisa, estudou 52 pessoas com idade entre 57 e 60 anos.
A cada um foi pedido que pensasse em alguma coisa que o tenha feito muito feliz e outro que o tenha deixado triste, com raiva e medo.
Durante o processo, a atividade elétrica na parte esquerda ou direita do cérebro foi medida.
Depois, cada voluntário recebia uma dose da vacina contra a gripe.
Cada voluntário foi acompanhado durante seis meses, como forma de avaliar a eficácia da vacina, medindo a quantidade de anticorpos criados desde o momento em que tomaram o medicamento.
Os voluntários que mostraram maior volume de atividade do lado direito do pré-frontal cortex apresentaram piores níveis de imunidade à gripe.
"As emoções representam um importante papel na modulação do sistema corporal que influencia na nossa saúde", disse o Richard Davison.
"Nós estamos observando o cérebro para tentar entender os mecanismos que fazem com que o estado mental influencie o corpo", completou.
O estudo foi publicado no jornal americano Proceedings of the National Academy of Sciences.
créditos: BBC
Sem comentários:
Enviar um comentário