segunda-feira, dezembro 26, 2011

Pra q serve a razão? Pra q serve ... natal?

Por Su Namastê, domingo, 25 de Dezembro de 2011 às 05:30


Pra q serve a razão?

O q é a razão?

Como ela é usada hj?



Pra q serve ... natal?




:::::::Formas de conhecimento:::::::

Isso logo me remete a uma aula muito legal que tive esse ano com a Guida, graças a Lorena Guerini, falando sobre as formas de se obter conhecimento na Idade Média e agora! Antes, métodos inconcebíveis hj como método formal de conhecimento, por exemplo, era a superstição, a comparação por similitude, a comparação por conveniência, a emulação. Quem não lembra daquele exemplo em biologia da geração espontânea onde o lixo gerava um rato porque as pessoas viam o rato saindo do lixo?? É NEGÃO!!! ANTES ERA ASSIM! Hoje, tudo foi substituído pelo método científico, racional, mais OBJETIVO, que é a forma de conhecimento referente as ciências naturais. É o q tem mais crédito, é o q aparece na TV pra todos crerem no q quer q seja dito. Mas a gente vê que muito se preserva das formas de conhecimento antigo ainda hoje nas falas populares, nas crenças de todos nós.

As ciências HUMANAS já tem uma luta frente a esse método científico positivista das ciências naturais. Uma pesquisa em campo não dá pra reproduzir em laboratório e sair sempre igual, por exemplo. Já é outra perspectiva. Tem métodos mais controlados e menos controlados de se fazê-la, etc.

Difícil explicar isso tudo no natal pra quem acha q fé e razão é tudo igual, né? Ou quando não é hora de debate.



:::::::Diferença entre FÉ e ESCOLHA:::::::

A questão é que UMA FÉ NÃO ADMITE OUTRAS CRENÇAS RELIGIOSAS, tendo as outras como erradas e colocando a sua verdade ACIMA das outras. A fé NÃO ADMITE A ESCOLHA POR AQUELA RELIGIÃO (e sim as escolhas feitas na sua vida serão julgadas segundo uma religião), mas sim aquela religião como O ÚNICO CAMINHO DA VERDADE e da vida. Por isso o budismo me agrada porque, diferente das religiões ocidentais, ele admite que por outros caminhos, que não o budismo, você pode chegar a iluminação.

TOLERÂNCIA: Acho isso de uma tolerância máxima no budismo: admitir outros caminhos! Assim como tem pensamentos que provocam tolerância mas são extremamente HUMILHANTES como "tadinho, ele é ateu. Ainda não conhece o caminho d Deus. Q ignorante." O mais engraçado é ver um religiosos contestar a religião do outro com os mesmos argumentos que servem a contestação da sua religião!

Então a fé religiosa não se enxerga como uma escolha e sim como um caminho único no ocidente (e esse pensamento já submeteu muitos povos indígenas aqui no Braisl na colonização, lembra? Até q ponto continuamos querendo colonizar os ateus??). Assim como a fé é uma escolha, várias decisões tomadas em vida também são escolhas, claro. Existe a "fé" no seu trabalho? A "fé" nos seus objetivos? Claro porque é uma série de ESCOLHAS q vc faz e não pode comprovar exatamente por quê, mas aí é melhor chamar de ESCOLHA e não de FÉ porque A ESCOLHA NÃO SE POSTULA COMO UMA VERDADE UNIVERSAL PARA TODOS.

A RAZÃO NÃO DÁ CONTA DE TUDO, senão seria mais uma igreja. Por isso q tem filósofos, historiadores (ou melhor, pra quem leu Foucault, historicizadores), físicos que creem em Deus: porque lá tem explicação pra tudo e tudo faz um sentido RACIONAL incrível! Engraçado como ninguém desconfia disso!! De um Deus q entra justamente para q tudo faça muito sentido. Ninguém consegue admitir que tem situaões q não tem consolo, não tem explicação e não fazem sentido! Rejeitamos o vazio!

Então a questão não é “querer descontruir todas as religiões”, mas é q as pessoas não enxergam suas ESCOLHAS (de modo geral, e não só na religião), o q é uma condição máxima para realmente respeitar as outras religiões enquanto uma escolha de outros tb e não como “coitadinhos! Estão no caminho errado”. Elas se enxergam enquanto A VERDADE. Acreditar em uma verdade absoluta depois d estudar um mínimo de história e ver como as religiões foram construídas, minimamente, pra mim, isso sim soa ignorante! Mas tem uma necessidade existencial aí justificando tudo isso! Blz.Entendi.

Assim como esse processo histórico de construção da religião é ignorado, vários outros importantes processos históricos para a transformação política d nosso mundo nesse país tb são. A religião leva a ações pontuais, assistencialistas (e não estruturais na sociedade), q não mudam nada. A porbreza está aí, continua sendo produzida com o aval d Deus, porque o cara "não vai receber uma cruz maior do q a q ele é capaz d carregar", po***! Vc é induzido a fazer trabalho voluntário ao invés d lutar pelo aumento de investimento na educação (que não vai mais ser de 10% do PIB), porque está tudo sendo direcionado pra Copa e pras Olimpíadas! Mas vc tem q ser bom, tem q ser voluntário, vai lá cara-pálida! Um voluntário q só fala de como está feliz em ajudar, ao invés d deixar claro q está tapando um buraco q o governo deixou! Isso pra mim é ignorância!! Parar na fala emotiva, evolutiva, cristã!

"Mas a razão de estarmos reunidos é o fato de já termos tido o bastante de um mundo onde ... dar alguns dólares para a caridade ...é o suficiente para nos fazer sentir bem." - Slavoj Zizek na Ocupação de Wall Street

Já falei da paz q tem medo d ser perturbada e da angustia produtiva q tem a esperança d se sentir melhor, né!!?



:::::::Debate e religião:::::::

Enfim, no meio religioso, não existe isso de cada um dizer o q acha. Ou todo mundo concorda com Deus ou estará estragando a festa. Não tenho mais paciência pra natal! Esse espírito q faz todo mundo ser legal só em dezembro e comprar um monte de presente! Agradeço aquelas pessoas q não são hipócritas e são assim o ano inteiro! Se eu não puder ter um pedacinho d natal pra dizer o q eu acho no meio de 2 ou de 4 pessoas, realmente tenho q repensar minha participação!!

Acho uma pena reduzirmos nossa intuição, nosso lado espiritual a um raciocínio religioso pretensamente universal!

"Há mais coisas entre o céu e a terra, Horácio, do que sonha a nossa vã filosofia".Ato I - Cena V - Hamlet

Aproveito pra reinterar a minha fala de natal: não agradeço nada a Deus. Agradeço minha mãe por tudo. Ela não gostou! hehehe



SuN!

Sem comentários: