sábado, dezembro 31, 2011

Um pouquinho da privatização da saúde

Em pleno Natal, dia 26, o prefeito de Niterói mandou um projeto de privatização da saúde, educação, assistência social e esporte. Como em SP, e na cidade e Estado do Rio, Jorge (PDT) pretende ceder a gestão destes serviços às OS's.

Um Sessão foi marcada as pressas para aprovar o projeto dia 29, as 10h da manhã. Porém uma forte mobilização de trabalhadores e usuários da Rede de Saúde Mental, juntamente ao SINTUFF, a ADUFF, o #ocupaniterói e o Fórum Estadual de Saúde conseguiu que a votação não acontecesse nesta manhã, mas a Câmara adiou a votação pras 17h desse dia.

Só com muita gente, e muita mobilização será possível barrar a privatização da saúde, educação e demais serviços básicos. Será preciso ainda muitos atos na Câmara e denúncias na cidade e no estado!

Compartilhe a notícia!
Vamos transformação nossos pensamentos em ações de fato, para mudar o mudno d pobreza em q vivemos TODOS, ainda q uns não vejam isso!


........:......:......:......:......:......:......:......:......:......:......:......:......:......:......


Companheiros,


O prefeito Jorge Roberto apresentou neste último dia 22 de dezembro a mensagem executiva n. 27/2011, em anexo, para criar as organizações sociais no nosso município e transferir definitivamente os serviços públicos de saúde de Niterói para iniciativa privada. O pior é que pediu urgência e pretende, em primeira e segunda votação, aprovar essa medida já rejeitada pelas conferências municipal, estadual e nacional, ainda esta semana ou seja entre o natal e o ano novo para não permitir nenhuma manifestação de repúdio da população. Precisamos informar aos trabalhadores e usuários de mais esse golpes para iniciarmos imediatamente a resistência a tal projeto. A organização do Fórum de Saúde de Niterói agora é mais do que necessária!
Amanhã vou até o gabinete do Renatinho para já articularmos alguma coisa. Se alguém puder ir comigo será muito importante. De qualquer forma, passo posteriormente os informes. Vamos à luta!
Gustavo Gomes

.
.
.

segunda-feira, dezembro 26, 2011

Pra q serve a razão? Pra q serve ... natal?

Por Su Namastê, domingo, 25 de Dezembro de 2011 às 05:30


Pra q serve a razão?

O q é a razão?

Como ela é usada hj?



Pra q serve ... natal?




:::::::Formas de conhecimento:::::::

Isso logo me remete a uma aula muito legal que tive esse ano com a Guida, graças a Lorena Guerini, falando sobre as formas de se obter conhecimento na Idade Média e agora! Antes, métodos inconcebíveis hj como método formal de conhecimento, por exemplo, era a superstição, a comparação por similitude, a comparação por conveniência, a emulação. Quem não lembra daquele exemplo em biologia da geração espontânea onde o lixo gerava um rato porque as pessoas viam o rato saindo do lixo?? É NEGÃO!!! ANTES ERA ASSIM! Hoje, tudo foi substituído pelo método científico, racional, mais OBJETIVO, que é a forma de conhecimento referente as ciências naturais. É o q tem mais crédito, é o q aparece na TV pra todos crerem no q quer q seja dito. Mas a gente vê que muito se preserva das formas de conhecimento antigo ainda hoje nas falas populares, nas crenças de todos nós.

As ciências HUMANAS já tem uma luta frente a esse método científico positivista das ciências naturais. Uma pesquisa em campo não dá pra reproduzir em laboratório e sair sempre igual, por exemplo. Já é outra perspectiva. Tem métodos mais controlados e menos controlados de se fazê-la, etc.

Difícil explicar isso tudo no natal pra quem acha q fé e razão é tudo igual, né? Ou quando não é hora de debate.



:::::::Diferença entre FÉ e ESCOLHA:::::::

A questão é que UMA FÉ NÃO ADMITE OUTRAS CRENÇAS RELIGIOSAS, tendo as outras como erradas e colocando a sua verdade ACIMA das outras. A fé NÃO ADMITE A ESCOLHA POR AQUELA RELIGIÃO (e sim as escolhas feitas na sua vida serão julgadas segundo uma religião), mas sim aquela religião como O ÚNICO CAMINHO DA VERDADE e da vida. Por isso o budismo me agrada porque, diferente das religiões ocidentais, ele admite que por outros caminhos, que não o budismo, você pode chegar a iluminação.

TOLERÂNCIA: Acho isso de uma tolerância máxima no budismo: admitir outros caminhos! Assim como tem pensamentos que provocam tolerância mas são extremamente HUMILHANTES como "tadinho, ele é ateu. Ainda não conhece o caminho d Deus. Q ignorante." O mais engraçado é ver um religiosos contestar a religião do outro com os mesmos argumentos que servem a contestação da sua religião!

Então a fé religiosa não se enxerga como uma escolha e sim como um caminho único no ocidente (e esse pensamento já submeteu muitos povos indígenas aqui no Braisl na colonização, lembra? Até q ponto continuamos querendo colonizar os ateus??). Assim como a fé é uma escolha, várias decisões tomadas em vida também são escolhas, claro. Existe a "fé" no seu trabalho? A "fé" nos seus objetivos? Claro porque é uma série de ESCOLHAS q vc faz e não pode comprovar exatamente por quê, mas aí é melhor chamar de ESCOLHA e não de FÉ porque A ESCOLHA NÃO SE POSTULA COMO UMA VERDADE UNIVERSAL PARA TODOS.

A RAZÃO NÃO DÁ CONTA DE TUDO, senão seria mais uma igreja. Por isso q tem filósofos, historiadores (ou melhor, pra quem leu Foucault, historicizadores), físicos que creem em Deus: porque lá tem explicação pra tudo e tudo faz um sentido RACIONAL incrível! Engraçado como ninguém desconfia disso!! De um Deus q entra justamente para q tudo faça muito sentido. Ninguém consegue admitir que tem situaões q não tem consolo, não tem explicação e não fazem sentido! Rejeitamos o vazio!

Então a questão não é “querer descontruir todas as religiões”, mas é q as pessoas não enxergam suas ESCOLHAS (de modo geral, e não só na religião), o q é uma condição máxima para realmente respeitar as outras religiões enquanto uma escolha de outros tb e não como “coitadinhos! Estão no caminho errado”. Elas se enxergam enquanto A VERDADE. Acreditar em uma verdade absoluta depois d estudar um mínimo de história e ver como as religiões foram construídas, minimamente, pra mim, isso sim soa ignorante! Mas tem uma necessidade existencial aí justificando tudo isso! Blz.Entendi.

Assim como esse processo histórico de construção da religião é ignorado, vários outros importantes processos históricos para a transformação política d nosso mundo nesse país tb são. A religião leva a ações pontuais, assistencialistas (e não estruturais na sociedade), q não mudam nada. A porbreza está aí, continua sendo produzida com o aval d Deus, porque o cara "não vai receber uma cruz maior do q a q ele é capaz d carregar", po***! Vc é induzido a fazer trabalho voluntário ao invés d lutar pelo aumento de investimento na educação (que não vai mais ser de 10% do PIB), porque está tudo sendo direcionado pra Copa e pras Olimpíadas! Mas vc tem q ser bom, tem q ser voluntário, vai lá cara-pálida! Um voluntário q só fala de como está feliz em ajudar, ao invés d deixar claro q está tapando um buraco q o governo deixou! Isso pra mim é ignorância!! Parar na fala emotiva, evolutiva, cristã!

"Mas a razão de estarmos reunidos é o fato de já termos tido o bastante de um mundo onde ... dar alguns dólares para a caridade ...é o suficiente para nos fazer sentir bem." - Slavoj Zizek na Ocupação de Wall Street

Já falei da paz q tem medo d ser perturbada e da angustia produtiva q tem a esperança d se sentir melhor, né!!?



:::::::Debate e religião:::::::

Enfim, no meio religioso, não existe isso de cada um dizer o q acha. Ou todo mundo concorda com Deus ou estará estragando a festa. Não tenho mais paciência pra natal! Esse espírito q faz todo mundo ser legal só em dezembro e comprar um monte de presente! Agradeço aquelas pessoas q não são hipócritas e são assim o ano inteiro! Se eu não puder ter um pedacinho d natal pra dizer o q eu acho no meio de 2 ou de 4 pessoas, realmente tenho q repensar minha participação!!

Acho uma pena reduzirmos nossa intuição, nosso lado espiritual a um raciocínio religioso pretensamente universal!

"Há mais coisas entre o céu e a terra, Horácio, do que sonha a nossa vã filosofia".Ato I - Cena V - Hamlet

Aproveito pra reinterar a minha fala de natal: não agradeço nada a Deus. Agradeço minha mãe por tudo. Ela não gostou! hehehe



SuN!

terça-feira, dezembro 20, 2011

O Risco do momento bom

Eu disse q ia t escrever um txt? Saiu mais rápido do que o desenho porque é mais calmo o contexto da madrugada! hahahahaha Vai:

Era um tempo que há muito não ocorria! O tempo do encontro acabava acontecendo ali!! No meio de uma arte para cada lado, o encontro, depois da primeira banda, tornava-se o centro! Era tanto riso e tanto abraço q não acabava mais! Como se fazia para estender aquele dia? Deitá-lo num traço? Com tanta música, poesia, dança e papo, não faltava um painel para se arriscar! Demorou-se, mas o risco correu-se ali!

Com caneta era mais difícil do que com pincel. A caneta, muito mais precisa, muito mais erra a intenção do artista! Mas a cisma era marcar o dia. Era tatuar o tempo com aquele encontro, afinal! Nenhuma segurança vinha da certeza do traço e sim do caso do dia.

Lá se foi a foto do momento na tela: duas caras pretas se misturando, disse a menina. Foi quase uma lição de humildade assumir aquele filhote como saído de sua imaginação, já que não se parecia nada com ela. (Risos). “Sua vez, menino” e o tímido não ia! Tem gente que é assim! A menina ficou tímida depois de ter ido, o menino sem ir já estava tímido! Quem olhava não via, mas quem sabia ficava na dúvida: faria aquele moço com seu risco, o outro encontro?

A torcida já enchia a praça!! “Vai!”, “vai!”, “vai!”! A menina ia virando muitas! Até que foi feita a mágica: a teimosia da menina virou alma a ser lavada do menino! Ele, como num golpe de honra, traçou a reta até o painel, persistiu durante horas, já estava incontenível esperar a vez dele chegar e chegando perto do painel pediu a guria: faz um sol.

Menina: Daqui ou de Angra?
Menino: Em Angra só chove! Faz do Rio.
Feito!
Menina: Vai lá menino!

Saiu!!
E como todo encontro que tem um corpo só, tudo acabou em sol!

SuN

quarta-feira, dezembro 07, 2011

Isso não acaba,menina!!!

"eu andei escrevendo sobre vc. só pra vc ficar ciente.
serio, vc é incrivel." - é como viver outras vidas sendo escritas pelos outros!

"Não é possível q meras mortais como nós não fossem virar canto, poesia, prosa
a gente se encanta tanto
Se encantar não é parte do encanto, cacete?" SuN

"Ah sim! Antes o quarto dele era um buraco no escuro....
E eu, cega!
não via nada lá dentro!
Agora tem eu, ele e a parede da cor do coração da gente! hehehe" SuN

"VC me inspira, nêga! Aprendo na pesquisa q faço na UFF q a gente é fruto do encontro! E isso é mt encontrado na gente! hahaha" SuN

segunda-feira, dezembro 05, 2011

Tratamento alternativo - 500 reais a consulta

Tratamento alternativo - 500 reais a consulta.


Me pergunta se eu estou preocupada com isso?

Um tratamento alternativo onde a maior informação q temos ao ligar é: a consulta custa 500 reais! QUE PORRA D ALTERNATIVO É ESSE?

Pobre tem mesmo é que morrer! E nem sou pobre!

Temos mesmo q substituir as ações e as angústias pelas orações! Pelo dízimo! Se a oração levar a ação blz, mas nem sequer se pensa sobre essas ações quando leva!

“Ah, como é difícil tornar-se herói
Só quem tentou sabe como dói
Vencer satã só com orações”
(Agnu Sei - João Bosco)

As ações q somos levados a fazer é toda essa merda assistencialista, voluntária, carente, q despotencializa quem dá o serviço (não ganha nada com isso pq tem q fazer por amor, sem pão, o q é muito "digno" em algum inferno d céu distante daqui!) e quem recebe o serviço! Como se quem recebesse não fosse alguém cheio d vida e possibilidades a oferecer tb!

“Ah, como é difícil tornar-se herói
Só quem tentou sabe como dói
Vencer satã só com orações
Á andá pa catarandá que deus tudo vê
Á andá pa catarandá que deus tudo vê
Á anda, ê hora, ê manda, ê mata,
Responderei não!
Dominus dominium juros além
Todos esses anos agnus sei que sou também
Mas ovelha negra me desgarrei”
(Agnu sei - João Bosco)

Sem dúvida quem não tem grana está muito impedido pelos limites materiais! E eu tenho q ouvir dizer q ele fez por merecer em outra encarnação estar nessas condições? Ou q Deus não dá uma cruz maior do q aquela q podemos carregar? Ouvir falar d carma, reino dos infernos e tal pra que?? O semelhante ao nosso lado não recebe ajuda quando está dormindo na calçada: ELE FICA INVISÍVEL e comprova a existência de outras dimensões!

As religiões, muitas vezes, só nos levam a praticar ações PONTUAIS de dar logo o peixe pra calar a boca “d quem precisa” (e pra VC se sentir melhor) ao invés d levar a repensar a ESTRUTURA SOCIAL d produção da pobreza! Não interfere em nada nessa estrutura! Não é uma ação estrutural! Mas ainda sim guarda certo respeito por quem tenta através disso, ainda sim! Pelo menos é alguma coisa q Tb tem sua importância.

A religião perde o meu respeito quando dá SOLUÇÕES MÁGICAS para os problemas sociais e acalma as pessoas! As pessoas ESTUDAM, vêem como é todo o processo histórico d constituição da religião e continuam esvaziadas d RACIOCÍNIO POLÍTICO! Ou seja, o estudo em si de nada serve e sim O QUE SERÁ FEITO DELE! Por isso q as religiões sobrevivem hj: pq não afrontam a política! E ninguém faz nada pra mudar isso! Querem só a paz da oração!

NÃO ME INTERESSA UMA FELICIDADE INÚTIL!! Útil ao capital e inútil para o próximo. Não me interessam os pobres e ricos q não saem de seus barracos e de seus tijolos, tal qual castelos, e não seguem o exemplo de Sidartha Gautama q veio ver o q estava acontecendo! Tem gente q merece mesmo a sociedade que tem porque sempre q eu tento fazer ecoar uma reclamação que ouço a minha volta em alguma fila enorme d loja, por exemplo, até quem reclama fica quieto e ainda me reprime, dizendo que não quer “confusão”. Porque hoje tudo que foge a calma e a paz não é reivindicação dos seus direitos, protesto útil é só “confusão”, idealismo, vazio. O Ocupa Rio está lá, sofrendo com os mesmos nomes!

“...
Se os campos cultivados neste mundo
São duros demais
E os solos assolados pela guerra
Não produzem a paz
Amarra o teu arado a uma estrela
E aí tu serás
O lavrador louco dos astros
O camponês solto nos céus
E quanto mais longe da terra
Tanto mais longe de Deus”
(Amarra o Teu Arado a uma Estrela - Gilberto Gil)

Não desculpo mais até quem quer fazer alguma coisa, mas não faz nada porque não sabe o q fazer!! O q vale é a TENTATIVA!

Não desculpo mais quem prefere descansar vendo BBB e não dedica nenhum dia a pensar em algo ÚTIL ao próximo e ao distante!

“Quem ocupa o trono tem culpa
Quem oculta o crime também
Quem duvida da vida tem culpa
Quem evita a dúvida também tem

Somos quem podemos ser
Sonhos que podemos ter
E teremos”
( Somos quem podemos ser - Engenheiros do Hawaí)

500 reais uma consulta!

Fim!

Guerra Santa - Gilberto Gil

Guerra Santa
Gilberto Gil


Ele diz que tem, que tem como abrir o portão do céu
ele promete a salvação
ele chuta a imagem da santa, fica louco-pinel
mas não rasga dinheiro, não

Ele diz que faz, que faz tudo isso em nome de Deus
como um Papa na inquisição
nem se lembra do horror da noite de São Bartolomeu
não, não lembra de nada não

Não lembra de nada, é louco
mas não rasga dinheiro
promete a mansão no paraíso
contanto, que você pague primeiro
que você primeiro pague dinheiro
dê sua doação, e entre no céu
levado pelo bom ladrão

Ele pensa que faz do amor sua profissão de fé
só que faz da fé profissão
aliás em matéria de vender paz, amor e axé
ele não está sozinho não

Eu até compreendo os salvadores profissionais
sua feira de ilusões
só que o bom barraqueiro que quer vender seu peixe em paz
deixa o outro vender limões

Um vende limões, o outro
vende o peixe que quer
o nome de Deus pode ser Oxalá
Jeová, Tupã, Jesus, Maomé
Maomé, Jesus, Tupã, Jeová
Oxalá e tantos mais
sons diferentes, sim, para sonhos iguais

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=LH9ZdwPobsw

domingo, dezembro 04, 2011

Cadê a humildade, Valdemiro? 1 mil pra martelar? Nem ingresso de futebol é isso tudo!

Cadê a humildade?
Onde está o valor das coisas?
Acho q o mínimo que podemos fazer é não confunfir as religões humanas (e só!) com a idéia de Deus!:

"Além da abundância de milagres que diz proporcionar [Valdemiro, chefe da Mundial], o seu diferencial em relação a Edir Macedo, o chefe da Universal, é a criatividade para arrecadar dízimo.

Ele já foi o inventor do trízimo (10% para o Pai, 10% para o Filho e 10% para o Espírito Santo). Na loja de sua igreja, já houve meias ungidas vendidas a R$ 153 o par, martelinho sagrado de R$ 1.000, entre outras enganações respaldadas pela Constituição que garante ao brasileiro a liberdade de acreditar no que quiser e o que tem sido uma brecha para charlatães."




Matéria original:


"domingo, 4 de dezembro de 2011

Milagreiro Valdemiro procurou um hospital para curar seu joelho


Pastor diz que Deus o usa para curar câncer, mas recorreu à medicina para seu joelho. O milagreiro Valdemiro Santigo (foto), 48, chefe da Igreja Mundial, se submeteu no dia 21 de novembro a uma cirurgia no Hospital Albert Einstein em São Paulo para resolver um problema no joelho.

A informação é do Globo de hoje, mas um dia depois da operação um leitor anônimo postou neste blog que na rua Carneiro Leão, onde fica a sede da Mundial, em São Paulo, já corria a notícia da intervenção no joelho de Valdemiro.

“Você [Valdemiro] cura portadores do vírus da Aids, mas não consegue curar o seu próprio joelho”, escreveu o leitor.

Para não ser acusado do crime de charlatanismo, Valdemiro afirma constantemente que quem cura não é ele, mas Deus. O “ungido”, conforme dizem seus fiéis, além de viabilizar a cura de Aids, faz paralítico andar, cego enxergar, pessoa com câncer terminal ficar boa, defunto levantar, etc. Em dois ou três programas na TV, Valdemiro faz mais milagres do que Jesus em toda a Bíblia.

Recentemente, em um dos seus programas, provavelmente antes da operação de seu joelho, Valdemiro disse que o “médico é importante, mas quem dá a última palavra é Deus”.

Em seu caso, contudo, quem deu a última palavra foi um dos dois melhores hospitais do Brasil (ou outro é o Sírio Libanês), com excelentes equipes médicas e equipamentos de tecnologia avançada. É também um dos hospitais mais caros.

A Mundial, com 4.500 templos, é a igreja pentecostal que mais tem crescido no Brasil graças aos “milagres” de Valdemiro. O Globo, na reportagem de hoje, diz que a construção de um templo para 150 mil fiéis pela Mundial mostra que a denominação ameaça a hegemonia da Igreja Universal, que possui cerca de 5.000 templos.

O jornal informou que Valdemiro mora em um condomínio de luxo em Alphaville, na região da Grande São Paulo e perto da rodovia Castelo Branco. Ali, os congestionamentos de trânsito se agravaram neste ano, mas isso não é problema para Valdemiro. Ele tem um helicóptero. Para viagens longas, usa um avião.

Valdemiro tem vida de milionário, mas disse recentemente que isso não se deve à Mundial. “Hoje, tenho o fogão que quiser. Como o que quiser, moro onde quiser, mas não dependo dez centavos da igreja, nenhuma moeda da igreja.” Com a sua mulher, a Francileia, 46, e outro sócio, ele é dono de uma empresa de comunicação e de uma gravadora de CDs.

Além da abundância de milagres que diz proporcionar, o seu diferencial em relação a Edir Macedo, o chefe da Universal, é a criatividade para arrecadar dízimo.

Ele já foi o inventor do trízimo (10% para o Pai, 10% para o Filho e 10% para o Espírito Santo). Na loja de sua igreja, já houve meias ungidas vendidas a R$ 153 o par, martelinho sagrado de R$ 1.000, entre outras enganações respaldadas pela Constituição que garante ao brasileiro a liberdade de acreditar no que quiser e o que tem sido uma brecha para charlatães.

Mundial envia ao fiel martelo divino pela ‘ofertinha’ de R$ 1.000.
outubro de 2011

Leia mais em http://www.paulopes.com.br/2011/12/milagreiro-valdemiro-procurou-um.html#ixzz1fb40vXNg

(Paulopes só permite a cópia deste texto para uso não comercial e com a atribuição do crédito e link. As reproduções são rastreadas diariamente.
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial)"


Pra terminar bem a tarde, vamos manter o tema, mas com nova forma agora: