terça-feira, fevereiro 05, 2013

Queria fazer um apanhado histórico simples, baseado no q aprendi na escola mesmo!

1 - Europa (d onde "viemos" a partir do momento q achamos q falamos português naturalmente e esquecemos q aqui se falava outras línguas indígenas e o português veio da Europa!)

Quando as reformas religiosas se dão (séx XVI na Europa) principalmente pelo desenvolvimento do capitalismo e da burguesia o q isso quer dizer? Quem define o q achamos? Uma biblia q diz ou um período histórico em q uma determinada classe quer se reafirmar? A biblia não diz a verdade....e sim as formas d interpretá-la ressoam verdades. Por isso as religiões diferentes.Por isso bíblias diferentes conforme a forma d lê-las. 

A burguesia entra em choque com o pensamento ctólico q não via com bons olhos o lucro. O protestantismo elimina essas condenações. Outra coisa q ajuda nas reformas religiosas é o sentimento nacional e o aumento do poder dos reis q entram em conflito com os papas. Por isso preferem uma religião q secularize os bens da igreja (torne do Estado) como proposto por Lutero.

Este cara se escandalizou com o q???? a questão q esses caras aí na charge colocam: as distancia da igreja entre o q se faz e o q se prega. O abuso na cobrança das indulgências pra fazer basílicas magníficas como a Basílica d São Pedro...

Lutero Aí contraria S. T. d Aquino e com Agostinho diz q a relação com Deus é direta e a igreja fica em segundo lugar, mera intermediárias. Qual dos dois está certo? Quem decide?

Aí, como o estado não era laico (hj em dia tentam acabar com isso com os argumentos ruins d Miriam Rios), Lutero autoriza os senhores feudias a matarem camponeses porque era errado homens se revoltarem sendo q os camponeses eram mt explorados! Aí os senhores feudais viram os chefes das igrejas luteranas! MAAAAAAAAAAAAAAAAAAS.... ele era contra o grande comércio e a usura.... se entrávamos no capitalismo laro q o tempo dele estava contado.... ENTÃO sua interpretação da bíblia não venceria nesse quadro histórico!

2 - BRasil:





A igreja veio cristianizar os índios desde o primeiro momento! Nenhuma chance d hj crermos em pajés e vários deuses ligados a cultura indígena. Isso é a verdade da bíblia ou a suplantação d uma cultura por outra? Isso determina mts católicos hj. Se houvesse liberdade d culto NAQUELA ÉPOCA, hj haveriam menos católicos não? Concorda? oS Catóicos perdiam terreno an Europa, precisavam d mais fiéis!

Aí vieram os bandeirantes, escravizaram os índios. Destruíram o Quilombo dos Palmares.... (continua)

3 - Mudando d argumentação: se vc nasce no mundo árabe quais as chances d vc crer mais no alcorão do q na bíblia? Quando isso é determiando? Se escolhe uma religião ou, na maior parte das vezes, se nasce dentro dela e nunca se estuda de verdade  outras? Onde fica o livre arbítrio se vc nasce numa determianda religião e se vc mudar pra outra sua família inteira vai dizer q se vc é espírita vc crê no diabo pq o padre ou algum outro líder religioso falou?

Sem comentários: