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BR 465
A BR-465, Antiga Estrada (ou Rodovia) Rio-São Paulo é uma rodovia de ligação situada no estado do Rio de Janeiro, na região sudeste do Brasil, com extensão de 31,9 quilômetros.
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[editar]Descrição da rodovia
A BR-465 tem início junto ao km 208,7 da Rodovia Presidente Dutra, nomunicípio de Seropédica e término de fato no Viaduto Oscar Brito (popularmente conhecido como "Viaduto dos Cabritos"), no bairro deCampo Grande, município do Rio de Janeiro, coincidindo com a antiga Rodovia Rio-São Paulo, numa extensão de 22,8 quilômetros. Deste ponto em diante, há divergência entre o traçado da Antiga Estrada Rio-São Paulo, a qual segue em direção a Campo Grande com a denominação de Antiga Estrada Rio-São Paulo, e a BR-465, que segue em direção ao bairro deSanta Cruz.
Este trecho, entre o Viaduto Oscar Brito e o bairro de Santa Cruz, do quilômetro 22,8 ao 31,9 é uma sobreposição com a Avenida Brasil (a qual é um trecho da BR-101).
A marcação quilométrica atual é feita no sentido de norte para sul. Na Estrada Rio-São Paulo esta marcação era no sentido contrário e ainda é usada, (de maneira não totalmente precisa) como nome de algumas localidades e pontos de referência ao longo da rodovia.
Os principais pontos de referência são os seguintes:
- km zero (antigo km 54) - entroncamento com a Rodovia Presidente Dutra;
- km 5 - (antigo km 49) - centro da cidade de Seropédica;
- km 6 - viaduto sobre a ferrovia;
- km 7 - (antigo km 47) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRuralRJ (anteriormente UFRRJ);
- km 12,3 - (antigo km 42)- entroncamento com a RJ-099, acesso a Itaguaí e ao Porto de Itaguaí;
- km 14,9 - (antigo km 39)- Entrada para o bairro Campo Lindo através da rua José Eleotério;
- km 15 - (antigo km 39)- ponte sobre o Rio Guandu; Divisa dos municípios de Seropédica e Nova Iguaçu;
- km 19,8 - (antigo km 32)- entroncamento com a RJ-105, acesso a Nova Iguaçu.
[editar]História
A atual BR-465 é parte daquela que foi a principal rodovia que ligava as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo até a década de 1950. Com a implementação da BR-2 (atual Rodovia Presidente Dutra) optou-se por um novo traçado para o trecho próximo à cidade do Rio de Janeiro, passando por Nova Iguaçu, com isso o trecho entre os quilômetros 31 e 54 passou a constituir parte da BR-465.
A outra parte dessa antiga rodovia, presente na região Sul Fluminense, é hoje a RJ-139, que passa pelo distrito de Passa Três, emRio Claro e segue até Bananal, SP.
[editar]Atualidade
Na atualidade, a BR-465 vem se tornando um empecilho à melhoria do tráfego próximo à cidade do Rio de Janeiro.
Com a saturação de vias como a Rodovia Presidente Dutra, Avenida Brasil, Linha Vermelha e Linha Amarela, a Estrada Rio-São Paulo, se fosse duplicada e modernizada, poderia configurar-se numa excelente opção para desafogar estas vias. Serviria de entrada "por trás" da parte principal da capital carioca, desviando grande parte do tráfego, principalmente o direcionado à Zona Oeste do Rio de Janeiro, funcionando como um grande atalho. Para se chegar ao crescente bairro do Recreio dos Bandeirantes, por exemplo, haveria uma economia de 30 km em média. No entanto, a BR 465 vem sendo totalmente ignorada pelo Poder Público, a despeito do seu trânsito também crescente, com volume médio diário de 18 mil veículos, a maioria de carretas e caminhões. A via atualmente é de pista única, possui quarenta e três quebra-molas, pistas esburacadas e desniveladas, e não possui nenhuma previsão de melhoria.[1]
1 comentário:
Falo as autoridades responsáveis olhem para essa estrada uma importante e necessaria vis de ligação que ela possa ser chamada em breve a moderna Rio São Paulo
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