Pesquisadores da PUC-RS desenvolvem célula solar mais barata
Células solares mais baratas, feitas à base de silício, prometem ser uma alternativa para driblar a falta de energia elétrica em áreas rurais do país. Desenvolvidas por pesquisadores da PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio Grande do Sul, elas tiveram um índice de aproveitamento de 17%, o maior já alcançado com esse tipo de tecnologia no Brasil. Um sistema com essas células, instalado em uma casa, pode produzir energia suficiente para uma família de três pessoas que utilize chuveiro e eletrodomésticos. A pesquisa foi divulgada na edição deste mês da revista 'Pesquisa Fapesp'.
A escolha do silício como matéria-prima foi fundamental para o barateamento do produto, uma vez que o Brasil possui as maiores reservas do mundo de quartzo de boa qualidade, utilizado para a fabricação do material. Os pesquisadores desenvolveram também um processo que utiliza produtos químicos para purificar o quartzo, uma tecnologia totalmente nacional.
O projeto ganhou o primeiro lugar na categoria 'graduados' do Prêmio Jovem Cientista do ano passado, e empresários já estão entrando em contato com os pesquisadores, dispostos a produzir a nova célula.
Su.: entenderam o q aconteceu? Não.... digo, do ponto d vista de um pré-universitária, no caso!! O cara passou pra PUC (pra ser pesquisador de lá, provavelmente lá estudou), inventou algo e deve ganhar uma grana com isso!! Um dia eu chego lá, se Deus e eu quisermos!!!!
E, quanto a economia na conta d luz, eu realmente acho essas células solares muito importantes!!!!! Não dependermos só d hidrelétricas e não pagaremos contas d preços exorbitantes quando realmente precisamos fazer algo q necessite de energia elétrica. Se é q há pouca disciplina pra se usar os aparelhos q levam ao alto gasto mas.... os vendedores d lâmpadas com certeza vão adorar a idéia e, olhando pelo lado bom, estaremos sustentado as famílias deles, a indústria crescerá, empregará mais gente.....hehehe
SuNamastê
Xa Ta Zac Xa Ta Amac
Sem comentários:
Enviar um comentário